Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NÃO TEM UM IPHONE 4S? VEJA 5 ´ALTERNATIVAS´ AO SIRI

21/10/2011 01:00:00

 

Durante o anúncio do iPhone 4S, o Siri foi um dos recursos mais comentados. Com ele, o smartphone é capaz de responder e atender a pedidos do usuário feitos com a voz, desde contar como está o tempo lá fora até encontrar pontos de interesse próximos, como bares restaurantes. Ele também pode ler mensagens e notificações e até permite ditar mensagens, para que não seja necessário utilizar o teclado da tela no aparelho. 

Mas há um forte ponto negativo na ferramenta de inteligência artificial: só funciona completamente com o iPhone 4S. E o Siri Assistant - aplicativo no qual a ferramenta da Apple é baseada (e que foi adquirida pela empresa de Cupertino no ano passado) - já desapareceu da App Store.
 

Mas os donos de iPhones 4 e 3GS  não ficam totalmente de fora da brincadeira de controles de voz. A App Store continua a oferecer muitos outros aplicativos que proporcionam muitas das capacidades que usuários que comprarem o iPhone 4S obterão com o Siri - e, muitas vezes, há até opções gratuitas. Separamos alguns delas, que valem a pena o teste. 

Dragon Go
Desenvolvido pela Nuance, o Dragon Go passou por um update no mês de setembro que melhorou muito o serviço de voz oferecido. Esse aplicativo gratuito funciona em todos os iPhones e em iPods Touch de terceira e quarta geração (caso você utilize um microfone externo).

Ele é muito fácil de usar: basta dizer pelo que está procurando e o aplicativo irá pesquisar em centenas de fontes de conteúdo para apresentar as melhores respostas, que combinem com o pedido.

Por exemplo, para aqueles que desejam ouvir músicas de um determinado artista, o Dragon Go irá encontrar o compositor  no Pandora, Last.fm e Spotify (para aqueles que pagam por esses serviços). Ele também ajuda na hora de chamar um táxi, encontrar bons restaurantes e fazer streaming de filmes. 

 

dragongo01.jpg

Uma lista de lugares é mostrada ao dizer "encontre restaurantes próximos a mim"

Google Search
Reconhecimento de voz tem um papel importante na ferramenta móvel de busca do Google. Em vez de digitar seus termos de pesquisa, o Google Search permite que comandos de voz sejam responsáveis pela busca.

O app também tira proveito do sensor de proximidade do aparelho: basta levantar o celular próximo da orelha e falar, para que a busca seja feita. Além disso, o app utiliza a localização do usuário para encontrar filmes, restaurantes e definir o clima, entre outros. 

Vlingo
O Vlingo é um ótimo recurso multitarefa. Ao utilizar comando de voz, os usuários podem ditar um e-mail, enviar uma mensagem, fazer chamadas, localizar um determinado local, executar buscas na internet ou até mesmo tuitar e alterar o status no Facebook.

Ao falar com o aparelho, o app envia o comando de voz para os servidores do Vlingo, retornando a resposta em forma de texto. Para utilizar o Vlingo, basta dizer um dos quatro comandos antes de especificar a tarefa: find, search, social update ou call.

Há alternativa gratuita, que possui funcionalidades de busca básicas; contudo, por 10 dólares adicionais, o usuário inclui as capacidades de ditar e-mails e mensagens de texto. 

Voice Camera Pro
Diferentemente dos apps listados acima, o Voice Camera Pro é desenvolvido para auxiliar especificamente uma funcionalidade do iPhone: a câmera. Em vez de ficar tateando o aplicativo padrão de Câmera, a aplicação utiliza comandos de voz para funções simples que envolvem a câmera, como tirar uma foto, visualizar a biblioteca de imagens e compartilhar fotografias.

O app também adiciona alguns extras divertidos, como tirar até quatro fotos consecutivas. Em ambientes com muito barulho, é preciso utilizar um microfone externo (como os fones do iPhone, por exemplo) para que o comando seja interpretado corretamente. Porém, os 2 dólares do aplicativo valem a tentativa.

Controle por Voz
Não podemos esquecer que o iPhone 4 ou 3GS já trazem de fábrica alguns recursos de reconhecimento de voz (assim como os iPods Touch de terceira e quarta geração). Esse recurso nativo deve receber mais crédito - ele é ótimo não só para ligar para os contatos sem utilizar as mãos, mas também para fazer chamadas de FaceTime (no caso do iPhone 4) e controlar as músicas que estão sendo tocadas.

O Controle por Voz pode listar os nomes dos artistas, alternar entre listas de reprodução, avançar ou retroceder entre músicas ou tocar uma faixa que seja similar àquela que está sendo executada. Para muitos usuários, o Controle por Voz - que é acessado ao segurar o botão Home do dispositivo - é  útil o bastante para suas necessidades. 

 

voicecontrol01.jpg

Apesar de se tornar o primo pobre do Siri, o Controle por Voz tem muitas capacidades interessantes
 
 
 
 
 
 
Fonte: MacWorldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar