Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTERNET MÓVEL: BRASILEIRO RESISTE À CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE DADOS

21/10/2011 01:00:00

No levantamento MAVAM - Monitor Acision, divulgado nesta quinta-feira, 20/10, se constata que apesar de 78% dos brasileiros terem aparelhos celulares aptos a acessar a internet, apenas 45% o fazem, seja por rede móvel ou Wi-Fi. E mais: Apenas 21% contrataram pacotes de dados.

De acordo com o levantamento, quatro fatores são apontados para o gap de uso da internet entre os donos de celulares. O primeiro deles é a falta de necessidade em relação ao serviço. Ponto que,no entanto, foi contestado pelo diretor da Mobile Marketing Association para a América Latina, Marcio Chaer.

Segundo ele, o que há, de fato, é pouca ação das marcas para o mundo móvel. "As redes sociais têm forte acesso. Hoje, 35% do tráfego do facebook vêm do celular. O Twitter também tem grande ação. Faltam políticas de atração", destaca Chaer.

E a pesquisa MAVAM sustenta essa tese: 40% dos entrevistados acessaram um site de rede social, percentual 11% acima do registrado no primeiro trimestre. O Facebook teve um aumento de acesso de 90%. Já o Twitter manteve os 60% registrados nos três primeiros meses do ano.

Ao contrário do que se podia esperar, mais do que preço - apontado apenas na terceira posição - desponta um item importante para o usuário: O desconforto de acessar a Web na telinha móvel, uma vez que a grande base de assinantes ainda não é usuária de smartphones.

Apesar de ser bastante recente no país, a qualidade do serviço também é questionada. Isso porque 20,5% dos entrevistados dizem não usar Web móvel porque "a navegação é demasiada lenta".

A falta de necessidade também é a principal causa apontada pelos assinantes - 45% - para não configurar o e-mail no celular. Soma-se a isso também a própria dificuldade de mexer com o terminal: 22% disseram não ter conhecimento para fazer o e-mail funcionar.

Na parte do entretenimento, a pesquisa mostra que há um grande espaço para vídeo móvel. Apenas 1,5% dos usuários pesquisados assistiram a vídeos online nos seus terminais. E mais: apenas 2,7% assistiram a algum programa de TV aberta nos seus celulares. A 9ª edição MAVAM entrevistou 1570 usuários brasileiros.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar