Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE APRESENTA O ANDROID 4.0 ´ICE CREAM SANDWICH´

19/10/2011 01:00:00

Junto com o smartphone Galaxy Nexus a Google anunciou na madrugada desta quarta-feira (19/10) o sistema operacional Android 4.0, codinome "Ice Cream Sandwich". Evolução do Android 3.x "Honeycomb" usado em tablets, o sistema traz uma nova interface, aplicativos padrão aprimorados e mais ênfase no compartilhamento fácil de conteúdo.

A interface

Se você já viu um tablet Honeycomb, já viu boa parte da interface do Ice Cream Sandwich (ICS, para encurtar). Segundo Matias Duarte, Diretor Sênior de Experiência do Usuário para o Android na Google, um dos objetivos durante o desenvolvimento foi tornar o sistema "encantador". A interface enfatiza espaços abertos e texto e imagens grandes, como uma revista, sem se preocupar em imitar um aparelho (como uma câmera no aplicativo da câmera) ou estética do mundo real (couro, madeira, aço escovado, etc).

Uma nova fonte, batizada de "Roboto" e desenvolvida especialmente para telas HD (como a do Galaxy Nexus), é usada em toda a interface. Os tradicionais "Botões Android" presentes em todo aparelho com o sistema (Home, Menu, Back) foram substituídos por botões virtuais em uma barra no rodapé da tela, como nos tablets.

ice_cream_sandwich-360px.jpg

Ice Cream Sandwich: interface refinada

Na tela inicial agora é possível criar pastas com seus aplicativos ou contatos favoritos, que também podem ser adicionados à uma "dock". O sistema de notificações foi aprimorado: os aplicativos tem mais controle sobre como elas serão apresentadas, elas podem ser acessadas mesmo na Lockscreen e "descartadas" individualmente com um gesto. O painel de notificações também abriga controles do reprodutor de músicas, que agora podem ser acessados a partir de qualquer ponto do sistema.

Falando na Lockscreen, agora é possível desbloquear um aparelho com gestos, senhas ou simplesmente olhando para a câmera frontal, recurso chamado Face Unlock. Também é possível desbloquear um aparelho diretamente no aplicativo da câmera, o que ajuda a capturar os momentos do dia-a-dia.

O teclado virtual ficou mais preciso, o método para copiar, cortar e colar texto agora é consistente entre os múltiplos aplicativos do sistema e há um corretor ortográfico integrado. Quem não gosta de digitar pode simplesmente falar, usando o recurso Voice Typing, que instantâneamente transcreve o que foi dito.

Aplicativos

Hugo Barra, Gerente de Produto do Android na Google, demonstrou no palco as novidades em alguns dos aplicativos inclusos com o Android 4.0. Entre eles o navegador, que agora pode ter até 16 "abas" abertas simultâneamente e ganhou recursos como a capacidade de salvar páginas completas para leitura offline e sincronia de favoritos com o Chrome no desktop ou em um tablet Android.

O GMail agora mostra duas linhas de "preview" de cada mensagem na Inbox e ganhou o muito aguardado recurso de "busca offline", que permite fazer buscas em sua caixa postal mesmo quando não há uma conexão com a internet. Por padrão é possível buscar os últimos 30 dias de mensagens, mas o usuário pode ajustar este período para quando quiser.

Quem tem um plano de dados com tráfego limitado vai gostar dos novos controles de uso de dados integrados ao sistema operacional. No painel Data Usage nas configurações é possível ver a quantas anda o consumo de dados, obter informações detalhadas sobre quais aplicativos são os mais "fominhas" e o porque, definir avisos para quando você estiver chegando perto do limite de seu plano e até desabilitar completamente os dados quando você atingí-lo, evitando surpresas com a conta no fim do mês.

Câmera aprimorada

O aplicativo da câmera recebeu bastante atenção durante a apresentação, e está recheado de novidades. Um dos mais importantes é o "Zero Shutter Lag": sabe quando você manda o aparelho bater uma foto e ele leva um segundo ou dois "pensando" antes de realmente fazer isso? No Ice Cream Sandwich isso não existe: a foto é feita no exato momento em que você aperta o botão. Infelizmente não ficou claro se o recurso depende do hardware e estará presente apenas no Galaxy Nexus ou se estará em todos os aparelhos.

Agora também é possível fazer fotos panorâmicas (basta bater a primeira foto e mover o aparelho seguindo as instruções na tela), e a câmera é capaz de reconhecer faces e se ajustar automaticamente para que elas apareçam da melhor forma possível na foto. Também há recursos de edição de imagens na Galeria (recortes, efeitos de cor, etc), que pode organizar suas fotos por data, local onde foram tiradas ou pelas pessoas presentes nelas.


Vídeo promocional do Galaxy Nexus mostra vários recursos do Ice Cream Sandwich

Na gravação de vídeo, que pode ser feita até em resolução Full HD (1080p), o foco é ajustado automaticamente e de forma contínua, de acordo com a cena. Também é possível usar o zoom e até capturar fotos sem interromper a gravação do vídeo, no que a Google chama de "Video Snapshots". Novamente, alguns destes recursos (como a gravação em Full HD) são dependentes do hardware e podem não estar disponíveis em todos os aparelhos.

Beam me up, Scotty!

Talvez você já conheça um aplicativo para Android e iOS chamado Bump: ele permite compartilhar conteúdo (fotos, vídeos, músicas, etc) entre dois aparelhos, simplesmente "esbarrando" um no outro. Pois o Ice Cream Sandwich faz a mesma coisa de forma nativa. É o Android Beam.

O recurso usa o hardware NFC (comunicação por proximidade) presente em aparelhos como o Nexus S e Galaxy Nexus. Basta tocar dois aparelhos com o ICS para compartilhar um mapa, foto, contato ou página web que você esteja vendo em um aparelho com o outro. É possível até compartilhar jogos: basta encostar os dois aparelhos quando o jogo estiver rodando, e um deles irá automaticamente para a página do jogo no Android Market.

Aberto aos desenvolvedores

Segundo Hugo Barra, o kit de desenvolvimento para o Android 4.0 está disponível desde já em www.android.com. Com ele, os desenvolvedores poderão criar apps que tirem todo o proveito dos novos recursos do sistema. O download é gratuito.

Como instalo em meu smartphone?

O primeiro aparelho com o Android 4.0 "Ice Cream Sandwich" será o Galaxy Nexus, que chega às lojas nos EUA neste mês de Novembro. Informações sobre uma atualização para os dois outros aparelhos da linha Nexus, o Nexus S e o Nexus One, não foram divulgadas. É certo que ao menos o Nexus S será atualizado.

Já em outros smartphones a situação se complica. O Google apenas desenvolve o sistema operacional e o coloca à disposição dos fabricantes, que o adaptam para cada um de seus aparelhos. Cabe a eles decidir quais destes aparelhos serão atualizados, como e quando.

No momento, nenhum fabricante anunciou planos para o Ice Cream Sandwich, mas provavelmente iremos ouvir novidades nos próximos dias. Imaginamos que aparelhos com processadores dual-core e especificações semelhantes às do Galaxy Nexus como o Motorola Atrix, Motorola Milestone 3, Samsung Galaxy S II e LG Optimus 3D sejam os que tem as maiores chances de receber uma atualização para o Ice Cream Sandwich, mas até agora nada foi prometido ou garantido.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar