Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

JÁ PENSOU SE SEU MOUSE TE DISSESSE O QUANTO ESTRESSADO VOCÊ ESTÁ?

14/10/2011

Se você trabalha com um computador, deve passar o dia com a mão no mouse. Mas, e se ele, também, te ajudasse em sua saúde? Essa é a ideia por trás de um projeto desenvolvido por pesquisadores da Tokyo Metropolitan University, no Japão. Eles desenvolveram um protótipo que mede o nível de estresse através de um sensor aliado a um mouse comum.

O funcionamento é simples. Ao colocar o dedo sobre o sensor, ele medirá a circulação de seu sangue usando luzes infravermelhas. A circulação não determina o nível do estresse, mas há uma relação entre o ritmo cardíaco e os níveis de hormônios causadores da doença, segundo o site Technabob.

A partir disso, um medidor com 4 níveis de escala leva 10 segundos para dizer o quanto você está estressado. Segundo Osamu Nitta, professor da universidade, "muitos trabalhadores de escritório prejudicam sua saúde quando continuam a trabalhar enquanto seu nível de estresse é alto. Nós pensamos que seria bom se as pessoas pudessem cuidar da sua saúde, avaliando seu próprio nível de estresse".

Reprodução

Segundo o site DigInfo, por enquanto, o sensor e o programa de análise são vendidos em separado. Porém, os pesquisadores já criaram um protótipo de mouse com um sensor embutido, o que permite que o usuário continue trabalhando enquanto faz a medição do estresse.

Reprodução

Veja abaixo um vídeo explicativo do projeto:


 
 
 
Fonte: Olhar digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar