O Facebook anunciou nesta quarta (12) uma parceria com o eBay, um dos principais
sites de e-commerce nos EUA. O objetivo é criar aplicativos que facilitem o
chamado "social commerce" - vendas motivadas pela recomendação de amigos.
O anúncio foi feito por Katie Mitic, diretora de plataforma e mobile
marketing da rede social, durante o congresso Innovate Developer 2011.
A parceria irá permitir que as lojas online ofereçam mais opções de interação
com os produtos no Facebook. Em vez de apenas publicar que "curtiu" algo, como
acontece hoje, será possível "ler" um livro, "ver" um filme, "desejar"uma roupa,
"comprou" um carro.
Segundo a executiva, a web está mudando da era da informação para a "social",
do "o quê" para o "quem". "Pedimos informações e ajuda a amigos e familiares
para tomar decisões sobre nossas compras", argumenta. É o ponto central do
chamado social commerce. "Queremos trazer isso para a vida real", afirmou.
A integração facilita que os desenvolvedores usem os recursos do Open Graph
dentro da plataforma X.commerce, o sistema aberto de e-commerce anunciado
nesta quarta pelo eBay.