Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EMPRESA DESCOBRE MANEIRA DE DOBRAR A CAPACIDADE DE HDS USANDO LASER

11/10/2011

A TDK Corporation, fabricante de componentes eletrônicos, descobriu que o uso de laser no processo de fabricação do disco rígido pode aumentar a capacidade dos HDs.

Segundo o site Tech Power Up, a tecnologia atual é conhecida como "magnética perpendicular", que utiliza material condutor e corrente elétrica para gravar e ler os dados. Porém, com essa técnica, as fabricantes só conseguem desenvolver HDs com, no máximo, 4 terabytes.

Com a descoberta, a proposta é que o uso do laser seja feito para aumentar a coercitividade ? aumento do campo magnético envolta dos materiais usados. A valor de coercitividade determina o grau de dificuldade de magnetização. Um material com esse valor em quantidades altas deixa a magnetização mais estável e crucial para o armazenamento de dados e, assim, aumenta a capacidade do HD.

A coercitividade reduz drasticamente com o calor. Assim, o truque é aquecer os materiais, gravar os dados e resfriá-los rapidamente. Essa é a função do laser da empresa. Essa tecnica é chamada de HAMR (Gravação Magnética Termicamente Assistida, em português), que tem como função básica manter o disco na temperatura correta.

A Storage Technology Alliance, organização que colabora com iniciativas de pesquisas da indústria de armazenamento, acredita que, com a novidade, será possível desenvolver discos rígidos de 8 terabytes ou mais. Porém, a tecnologia ainda está em estudo.
 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar