Apenas três anos após uma tentativa fracassada de comprar a Yahoo, a Microsoft pode estar considerando a possibilidade de uma nova oferta, diz uma reportagem da agência Reuters nesta quarta (5).
Segundo a notícia, os executivos da Microsoft estão divididos sobre se a empresa deve fazer uma oferta pelo Yahoo. Ainda não houve uma decisão final, diz o texto.
Citando um executivo "de alto escalão da Microsoft", o texto diz que a Microsoft está avaliando a possibilidade de fazer uma parceria para comprar o Yahoo.
A Microsoft disse que não comenta sobre rumores ou especulação, e o Yahoo também não respondeu.
"Enquanto a Microsoft estiver comprometida em aumentar sua presença online, isso faz sentido", disse Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research. "O Yahoo tem um grande número de assinantes e visitantes fiéis, muitos dos quais não vão para outros sites. E isso seria um bom impulso para a Microsoft."
Ele também observou que o Yahoo Mail, popular serviço de e-mail do site, combinaria bem com o Hotmail, criando uma base muito grande de usuários.
"Parece que o Yahoo está muito mais disponível que da última vez. No mínimo, menos refratário", acrescentou Gottheil.
Em 2008, a Microsoft tentou comprar o Yahoo, que recusou a oferta, dizendo ser muito baixa. As negociações não avançaram e a MS desistiu.
Desde então, o Yahoo tem lidado com problemas significativos.
Após deixar de ser uma das líderes da Internet, a empresa demitiu no mês passado Carol Bartz, que ingressou como CEO com grandes esperanças de fazê-la retomar a glória passada.
Com Bartz fora, analistas começaram a especular que o conselho de administração do Yahoo poderia estar aberto a uma oferta de aquisição.
No entanto, o Yahoo continua a ser uma organização grande e pesada e, portanto, um alvo difícil ? mas não para uma companhia com o peso da Microsoft.
Fonte: Uol