Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EM PROTESTO CONTRA PROPOSTA DE LEI, WIKIPEDIA SUSPENDE VERSÃO ITALIANA

06/10/2011

A Wikipedia disse nesta quarta ter suspendido a edição italiana da enciclopédia on-line para protestar contra uma nova lei proposta no país, exigindo que sites façam correções em até 48 horas de conteúdo que considerado censurável ? e sem questionamento.

"Do jeito que as coisas vão, a página que você deseja ainda existe e só está oculta, mas o risco é que em breve seremos obrigados a apagá-la", diz uma mensagem postada na Wikipedia italiana.

A nova regra, a ser debatida no parlamento esta semana, obriga as publicações on-line a publicar uma correção no prazo de 48 horas após o recebimento de um pedido, com risco de receber um multa de 16 mil dólares. A proposta exige que os sites publiquem correção de qualquer conteúdo que a pessoa considere prejudicial a sua imagem.

A proposta é alvo de críticas de ativistas na Itália e no exterior, que afirmam que vai limitar a liberdade de expressão na web, e que pode ser usada para reduzir a cobertura da mídia sobre o polêmico primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Os opositores estão particularmente irritados como o a hipótese de que o pedido de correção não esteja sujeito a revisão. "A opinião da pessoa supostamente lesada é tudo o que é necessário, a fim de impor a correção, a qualquer site.", diz a Wikipedia.

Qualquer pessoa que se sentir ofendida por qualquer conteúdo publicado em blog, jornal on-line e até na Wikipedia pode solicitar diretamente uma versão "corrigida" versão, com o objetivo de contradizer e desmentir o conteúdo supostamente prejudicial, "independentemente da veracidade da informação considerada como ofensiva, e suas fontes", disse Wikipedia.

A organização sustenta que suas própria revisões internas lidaram com problemas semelhantes de forma adequada. "Durante todos estes anos, os usuários da Wikipedia (e queremos, mais uma vez, ressaltar que a Wikipedia não tem um staff editorial) sempre estiveram disponíveis para rever - e modificar, se necessário - qualquer conteúdo considerado prejudicial à ninguém, sem danos a neutralidade e independência do projeto", disse.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar