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REORGANIZAÇÕES NA ÁREA DE TI ESTÃO CADA VEZ MAIS FREQUENTES

03/10/2011

Para um monte de empresas, as frequentes reorganizações da TI são um fato da vida. Renovações de hardware, aplicações, processos e pessoal se tornaram uma marca registrada da função tecnologia em algumas organizações.

O movimento vai continuar em 2012, como organizações buscando obter o máximo benefício de seus investimentos em tecnologia em um mundo de negócios em constante mudança. Uma consideração importante para qualquer reorganização, no entanto, é se é uma reação automática a um desenvolvimento temporários no mercado ou uma estratégia bem pensada para realmente ajudar a empresa a cumprir suas metas - com o mínimo de perturbação para as operações.

A pesquisa Forecast 2012, da COMPUTERWORLD, mostra um alto nível de reorganização das áreas de TI. Dos 353 executivos pesquisados ​​39% disseram que seus departamentos de TI sofreram reorganizações nos últimos 12 meses ou planejaram uma.

A característica mais comum das reorganizações realizadas pelos entrevistados foi um esforço para aumentar a flexibilidade de TI para atender às necessidades empresariais em constante mudança: 47% dos entrevistados disseram que suas reestruturações incluíram tais iniciativas. Outros 35% disseram que ter promovido um downsizing no departamento de TI ou demissões; 35% centralizaram as operações de TI como parte desse processo; 25% citaram o desejo de criar equipes de especialistas no assunto; 21% disseram que estavam criando uma projeto de gestão de escritório, 21% mencionaram reforçar o papel dos arquitetos na empresa, e 18% citaram outsourcing.

No passado, reorganizações de TI eram focadas em otimizar as entregas do departamento, diz Bart Perkins, sócio-diretor da Partners Leverage, empresa de consultoria com sede em Washington. Segundo Perkins, as mudanças hoje abordam questões como o grau de independência que as unidades de negócios podem ter das equipes de TI, que aplicações as equipes de TI devem ser autorizadas a desenvolver, se devem haver organizações separadas para o desenvolvimento e manutenção, e se deve haver uma equipe única para cuidar da infraestrutura.

"Hoje, os processos de reorganização se concentram mais na integração entre TI e negócio", diz Perkins, que também é colunista da Computerworld/EUA. "Há necessidade de reorganizar a área quando o pessoal de TI passa a ser responsável por atividades que não são tradicionalmente as funções da área de TI."
 
 
 
 
Fonte: CIO

 
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