Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DIGITAL AGE: YAHOO ANUNCIA QUE TRARÁ SUA REDE DE JORNALISMO COLABORATIVO AO BRASIL

29/09/2011

O vice-presidente de comunidades do Yahoo!, Luke Beatty, anunciou durante sua palestra no Digital Age 2011 que o portal irá lançar no Brasil sua plataforma de jornalismo colaborativo, chamada de "Rede de contribuidores".

O serviço atualmente só existe nos EUA, onde foi lançado em 2005. Lá, conta com mais de 550 mil colaboradores, que publicaram 3 milhões de artigos (incluindo vídeos), gerando 2,6 bilhões de visualizações de páginas (pageviews).

A plataforma permite a publicação de conteúdo por qualquer internauta cadastrado. Beatty explica que os editores do Yahoo checam os fatos, revisam o texto e conferem o histórico do autor no sistema. "Cerca de 15% do conteúdo de esportes atualmente vem dos colaboradores", conta. O mesmo modelo será aplicado no Brasil.

Segundo Beatty, o sistema chega ao Brasil até o final do ano, em etapas. "Temos 700 colaboradores no Yahoo! Answers, e vamos selecionar os mais ativos e respeitados", disse. Com o tempo, qualquer internauta poderá se cadastrar e enviar artigos e vídeos.

Para ele, o sistema de conteúdo colaborativo não irá substituir nem ameaça o jornalismo tradicional, mas "incrementá-lo".

Em sua apresentação, Beatty disse que 70% do conteúdo consumido atualmente é fruto de "trabalho social" (crowdsourcing) - o que inclui posts no Facebook e Twitter e vídeos no YouTube. Além disso, prossegue, 30% do que acessamos diariamente é criado por alguém que conhecemos. "Existe uma grande demanda por informações produzidas dessa forma", afirma.

Ele diz que o Brasil foi escolhido para ser o segundo país com a rede de colaboradores por contar com um público consumidor "sofisticado" e uma rede de blogueiros "altamente engajada". O executivo explica que os artigos serão remunerados, mas ainda não há nada definido sobre valores.

Com o lançamento do sistema, Beatty afirma que o Yahoo irá se posicionar "não mais como apenas uma companhia de e-mails e respostas, mas também uma empresa de mídia".


 
Fonte: IdgNow
  •  
  •  

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar