Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CHIP QUAD-CORE DA NVIDIA TEM NÚCLEO EXTRA ´ESCONDIDO´

26/09/2011

A Nvidia revelou as especificações técnicas de seu futuro processador quad-core, conhecido como ?Kal-El?. O primeiro chip móvel quad-core do mundo na verdade possui um quinto núcleo escondido, o qual a companhia se referiu como ?companion core? (ou núcleo companheiro, em tradução livre) para gerenciar tarefas com menos demanda de memória, como navegação Web. Ao incluir esse núcleo extra, a empresa afirmou que os usuários podem esperar uma economia de energia muito maior em tablets e smartphones. 

O segredo do Projeto Kal-El, esse quinto núcleo patenteado, de acordo com um post feito pela Nvidia em seu blog, é o fato de o chip rodar em uma frequência mais baixa, ?com pouquíssima bateria?. O core extra fica em segundo plano, funcionando em um modo oculto, de forma que os sistemas operacionais e apps não precisam ser redesenhados para usufruir do recurso. Ele irá surgir apenas quando for apropriado. 

Esse quinto núcleo será responsável por tarefas que demandem menos energia, como navegação na web, execução de músicas e vídeos em segundo plano, permitindo que os outros quatro núcleos possam receber menos energia, até que sejam requeridos para funções de alta performance como processamento de imagens ou jogos. Quando os quatro núcleos entram em jogo, o quinto sai de campo e recebe menos energia. O resultado final pode ser uma performance e eficiência maiores da bateria de até 50% comparado ao Tegra 2, de acordo com a Nvidia. Os primeiros aparelhos equipados com o Kal-El devem chegar ainda este ano. 

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar