Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MASSIFICAÇÃO DO ACESSO À WEB É TEMA DE FÓRUM IBERO-AMERICANO

26/09/2011

 

A Associação Ibero-Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET) promoverá, juntamente com a Telebrasil ? Associação Brasileira de Telecomunicações, o II Fórum Ibero-Americano para o Desenvolvimento da Banda Larga, que acontecerá na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo, nos dias 7 e 8 de novembro. O evento contará com a presença de representantes de governos da região, reguladores, operadores de serviços de telecomunicações, organismos internacionais e provedores de conteúdo e de aplicações e de outros formadores de opinião.

O Fórum é realizado também com apoio de entidades brasileiras, como o Governo do Estado de São Paulo, Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),  Ministério da Ciência e Tecnologia, e Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel); e internacionais, como a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o Programa @LIS (Aliança para a Sociedade da Informação) da Comissão Europeia, de cooperação entre a União Europeia e a América Latina e Caribe.

Partindo do princípio de que a implantação de redes de nova geração vai requerer um novo e importante esforço de investimento, o evento abre espaço para se buscar propostas de fomento a um ambiente que possibilite o desenvolvimento de modelos sustentáveis de negócios no mercado latino-americano de banda larga.

O Fórum foi estruturado com o objetivo de facilitar do diálogo público-privado. A abertura terá a presença dos presidentes da AHCIET, Roberto Blois, e da Telefônica Brasil e da Telebrasil, Antonio Carlos Valente. Também participarão o Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP); o Secretário da Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi; o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE); e o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e do deputado estadual de São Paulo, Edmir Chedid (DEM-SP).

Conferências - A conferência de abertura será realizada pela economista Claudia Viegas, da LCA Consultores, e por Alexander Castro, diretor de regulação do SindiTelebrasil ? Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal. O tema geral do evento será a ?A Banda Larga ? Oportunidades e Desafios para se alcançar um modelo sustentável?.

O II Fórum seguirá em quatro painéis. O primeiro - ?Políticas Públicas de Estímulo para o Desenvolvimento da Banda Larga: Progressos 2011 e Perspectivas 2015/2020?, terá como moderador o diretor do Columbia Institute for Teleinformation, Raul Katz. Participarão ainda das discussões nesse momento, com representantes do Ministério das Comunicações, o chefe do Departamento de Políticas e Estratégias da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Mario Maniewicz; o Subsecretário das Telecomunicações do Chile, Jorge Atton; o diretor executivo da Comissão de regulação de Comunicações da Colômbia, Cristhian Lizcano; e a presidente do Conselho Diretivo da Superintendência de Telecomunicações da Costa Rica (SUTEL), Maryleana Méndez.

Ainda no contexto do primeiro painel do dia, será realizada uma mesa redonda de operadores latino-americanos de telecomunicações que tratará dos cenários de incentivo aos investimentos necessários à massificação do acesso em banda larga na região. Desse debate participarão, além do presidente da Telefônica Brasil e da TELEBRASIL, Antônio Carlos Valente, o Coordenador de Assuntos Regulatórios da America Movil, Daniel Bernal; a presidente da operadora uruguaia Antel, Carolina Cosse; e o assessor de assuntos internacionais da empresa paraguaia Copaco, Sante Vallese.

O Painel 2 terá como tema ?Aplicações e Conteúdos para o Cenário da Banda Larga: A Visão 2015/2020 dos Setores de Grande Influência para o desenvolvimento ? Administração Pública, Saúde, Educação e Setores Produtivos?. Será moderador do debate o presidente da Fundação CPqD, Hélio Marcos Machado Graciosa. Como conferencistas participarão o Diretor do Programa World Ahead da Intel, Carlos Martinez; a coordenadora do Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), Marcia Padilha; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços de Informática, Márcio Girão; e Edwin Fernando Rojas Mejia, da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL).

O tema do terceiro painel será ?Desafios para a implantação de Infraestrutura de Banda Larga: Colaboração Público-Privada com Governos, Estados, Municípios e Órgãos Reguladores? e tratará de assuntos como a adequação de marcos regulatórios, convergência, alinhamento fiscal, compartilhamento de infraestruturas, inclusão e formação para o trabalho. Será moderador o consultor Ernesto Flores-Roux.

As mesas redondas desse painel contarão com a participação do consultor legislativo do Senado Federal, Igor Freitas; do presidente e da Telefônica Brasil e da TELEBRASIL, Antonio Carlos Valente; do diretor executivo da Embratel, Oscar Petersen Filho; do presidente da Oi, Francisco Valim; e do vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole. Nesse painel o estudo da Ahciet Benefícios Econômicos do Dividendo Digital para a América Latina será apresentado por Sebastian Cabello, da GSM Association, e Ernesto Flores-Roux, do  Centro de Investigação e Docência Econômica (CIDE), do México.

O último painel tem como tema ?A Banda Larga, uma Ferramenta para a Organização de Grandes Eventos Internacionais na Brasil: Mundial de Futebol 2014 e Jogos Olímpicos de 2016?. Serão analisadas nesse painel, entre outros aspectos, as experiências internacionais de sucesso os desafios de financiamento e a oportunidade de colaboração público-privada. O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, será moderador do debate. Está confirmado ainda, como conferencista desse Painel Mario Baumgarten, da Nokia Siemens Networks.

A AHCIET conta com mais de 50 empresas associadas e destacado reconhecimento na representação do setor das telecomunicações na Ibero-América. Nos últimos anos, a associação tem coordenado suas atividades, visando ser uma plataforma que contribua com o Desenvolvimento da Banda Larga e a integração na região.

O Fórum será realizado no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo. Informações adicionais e instruções para inscrições podem ser encontradas no site da AHCIET: www.ahciet.net e esclarecimentos adicionais podem ser solicitados via e-mail com o coordenador da AHCIET, Martín Grasso, martin.grasso@ahciet.es.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar