Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CRISE GLOBAL IRÁ ATINGIR VENDAS DE PCS EM CHEIO, PREVÊ GARTNER

23/09/2011

O Gartner reduziu de 9,3% para 3,8% as projeções de crescimento do mercado global de PCs no último trimestre de 2011. A indústria deverá fechar dezembro com 352 milhões de unidades, quase 54 milhões a menos que a previsão anterior.

Segundo a consultoria, a indústria será impactada dramaticamente devido à instabilidade econômica da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, e por conta do crescimento da preferência do consumidor por tablets, do tipo iPad, da Apple.

É a segunda vez neste ano que a consultoria reduz as previsões de vendas globais de PCs.  "A expectativa original era de que a economia se estabilizaria no segundo semestre e os consumidores que não atualizam seus PCs há algum tempo seriam atraídos de volta para o mercado", diz Ranjit Atwal, diretor de análises do Gartner.

As vendas do segundo trimestre deste ano foram muito menores que o esperado nos Estados Unidos e os primeiros sinais são de que os gastos na volta às aulas foram desapontadores. Muitos consumidores estão comprando smartphones e tablets, mas mantendo seus computadores de mesa ou laptops por mais alguns anos.

Smartphones em alta
Em contraste com a redução das vendas de PCs, o Gartner prevê que as vendas mundiais de smartphones deverão crescer 57,7% em 2011, para 468 milhões de unidades, enquanto as vendas de tablets deverão mais que triplicar para quase 70 milhões de unidades.

A decisão recente da HP de desmembrar sua unidade de PCs enfatiza as dificuldades que o setor enfrenta. Em agosto, a Acer, de Taiwan, a quarta maior fabricante de PCs do mundo, em vendas, projetou prejuízo para 2011, e a Dell cortou sua previsão de receita para o ano.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar