Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GARGALOS COMPROMETEM DESENVOLVIMENTO DA NUVEM NO BRASIL

21/09/2011

A adoção da computação em nuvem entusiasma o mercado nacional, mas há questões para serem resolvidas o quanto antes. São vários os gargalos que precisam ser superados para que o Brasil possa vir a se tornar um ator relevante no desenvolvimento e nas aplicações dessa nova tecnologia.

Desde a mão de obra até os custos de infraestrutura, passando por questões de interoperabilidade e de soberania dos dados, há muito trabalho a ser feito. O governo, no entanto, sinaliza com medidas voltadas ao cloud computing em uma nova política para software, ainda a ser anunciada.

A começar pelas dificuldades mais óbvias, o país ainda precisa melhorar a qualidade da banda larga e vê-la oferecida a custos compatíveis com a realidade internacional. Os custos, por sinal, também afetam outro insumo importante, a energia elétrica.

?O preço da energia no Brasil é um problema sério e os indicadores são de que mais ou menos 60% do custo de um datacenter é exatamente a energia?, diz o professor de economia da USP, Paulo Feldman. Ele também lembra que ainda não existe formação profissional para a computação em nuvem, sem contar a conhecida carência nacional de profissionais de tecnologia da informação e engenheiros.

Além da infraestrutura e dos especialistas, o próprio desenvolvimento da nuvem levanta outra questão importante: a interoperabilidade. ?Precisamos que o governo atue para evitar o risco de um grande fornecedor impor seus padrões próprios?, completa Feldman.

E há, ainda, um ponto que pode ser considerado filosófico ou prático, a depender do interlocutor ? a soberania dos dados. Ou seja, até que ponto o local de armazenamento físico das informações é relevante. A dúvida é se, por exemplo, os dados do governo brasileiro precisam estar em servidores instalados no Brasil ou se a questão mais importante é o controle no acesso a essas informações.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar