Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MENSAGEM PÓSTUMA VIA FACEBOOK PODE ´MATAR´ A MÁQUINA

16/09/2011

Chega a ser irônico. Um aplicativo para Facebook, que oferece ao internauta a oportunidade de gravar, em vídeo, uma mensagem póstuma, é acusado de nem esperar o falecimento do usuário para ?matar? a sua máquina.

Segundo a companhia de segurança BitDefender, quando executado, o ?If I Die? (Se eu morrer) instala um programa espião no computador, que rouba senhas e informações pessoais, e as envia a outro endereço.

Além disso, o aplicativo abre as portas do PC, tornando-o presa fácil para quem deseja controlá-lo remotamente, seja por pura pirraça ? tirando fotos da vítima e as espalhando - seja para usá-lo como botnet.

A BitDefender é taxativa: Se o usuário baixar o aplicativo, ?estará assinando o certificado de óbito de seu computador?. Se o site do software estiver correto, mais de três mil internautas já caíram na armadilha.

O outro lado
Os desenvolvedores do If I Die usaram a própria página no Facebook para se defender. Segundo eles, a companhia de segurança confundiu um
scam ? golpe propagado por e-mail ? com o aplicativo. A mensagem, alegam, se aproveita da crescente popularidade do programa para enganar os usuários. O arquivo baixado a partir dela, porém, não tem nenhuma relação com o legítimo software.

?Portais de notícia que receberam a informação, rapidamente nos julgaram e, erroneamente, nos acusaram?, diz o comunicado. ?Nossos advogados entrarão em contato com eles para que admitam o erro?.

O aplicativo ainda está disponível para download e funciona da seguinte maneira: o usuário grava uma mensagem e escolhe três amigos da rede social. Quando todos comunicarem o falecimento do amigo pelo Facebook ? há esta opção ? o vídeo será postado em seu perfil.


De qualquer forma, é importante esperar um posicionamento da BitDefender antes de experimentá-lo. Caso contrário, a morte da máquina pode chegar antes que você imagina.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar