Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MERCADO DE SEMICONDUTORES CAI COM VENDA LENTA DE PCS

16/09/2011

As vendas mundiais de semicondutores deverá cair em 2011. O mercado apresenta declínio de 0,1% em comparação com 2010, afirmou o instituto de pesquisas Gartner nesta quinta-feira (15/9). No entanto, uma evolução positiva em todo esse cenário está nos smartphones e tablets, especialmente do iPad da Apple. Essa movimentação ajudou a ampliar a comercialização das memórias flash NAND e os ASICs de processamento de dados em cerca de 20%, indica o instituto.

Por outro lado, a projeção de produção de celulares foi reduzida no segundo trimestre de 12,9% para 11,5%.

Sobre a comercialização de semecondutores, projeções do Gartner apontavam que no segundo trimestre deste ano haveria crescimento de 5,1% em relação a igual período do ano passado. Agora, os analistas esperam que a receita dos semicondutores atinja um total de 299 bilhões de dólares.

O cenário em 2012 para os fornecedores de semicondutores também está nebuloso. "Reduzimos nossa previsão de vendas para o próximo ano de 8,6% para 4,6% devido a uma visão de piora macroeconômica", afirma o vice-presidente de pesquisas do Gartner Bryan Lewis. "As chances de uma recessão nos EUA são grandes. O Gartner está monitorando de perto a TI e as tendências de consumo diante desses sinais", completa.

De acordo com o instituto de pesquisas, três fatores principais afetam as vendas de semicondutores no curto prazo: o excesso de inventário e de capacidade de produção e ainda a procura em declínio devido à economia abalada.

As vendas de semicondutores são
influenciadas pela produção de PCs, que diminuíram significativamente, diz. Mesmo a temporada de volta às aulas não deve evitar a queda. No final do primeiro trimestre, o Gartner estimou que a produção de PCs em 2011 cresceria 9,5% em comparação com igual período de 2010, mas agora espera que o incremento seja apenas de 3,4%. Por sua vez, esse cenário teve efeito sobre as DRAMs [tipo de memória RAM] cujas vendas o Gartner agora espera que tenham declínio de 26,6% em 2011.
 
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar