Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIA INVESTE EM TECNOLOGIA QUE PROTEGE TELA DO PC CONTRA BISBILHOTEIROS

15/09/2011

A agência americana de espionagem CIA quer embaçar a vida dos bisbilhoteiros de ocasião com um investimento na Oculis Labs, empresa que produz software para impedir o roubo de dados por meio de ?olhadinhas? furtivas nas telas dos computadores dos outros.

O investimento na Oculis Labs é feito por meio de uma empresa de investimentos sem fins lucrativos chamada In-Q-Tel, formada em 1999 por um grupo de cidadãos a pedido do diretor da CIA e com o aval do congresso dos EUA. Ela foi criada em resposta ao desejo da agência de aumentar seu acesso a inovações do setor privado.

No comunicado que anuncia sua parceria com a Oculis, a In-Q-Tel afirma ter feito um ?investimento estratégico? na fabricante de software. O valor do investimento não foi revelado.

De acordo com a In-Q-Tel, bisbilhotar por trás dos ombros de um usuário de computador é um dos meios mais fáceis de roubar informação sigilosa ? e um dos métodos mais acessíveis aos espiões. Cerca de 75% de todos os trabalhadores dos Estados Unidos usam tecnologias móveis e trabalham em ambientes ? públicos ou compartilhados ? onde as telas de seus PCs podem ser facilmente alvo de olhares espiões.

E mais: mesmo que um bisbilhoteiro seja pego em flagrante pelo usuário, ele pode facilmente alegar inocência já que olhar a tela do computador de alguém é um hábito bastante comum. De acordo com a In-Q-Tel, cerca de 89% das pessoas admitem ter lido algo por trás dos ombros de alguém em lugares públicos.

Necessidade crítica
?A Oculis Labs é uma inserção importante em nosso portfólio de investimentos e estamos entusiasmados sobre a possibilidade de essa nova tecnologia responder a uma necessidade crítica em segurança da informação, protegendo os últimos 60 centímetros da rede?, afirmou T.J.Rylander, parceiro da equipe de investimentos da In-Q-Tel, em comunicado. ?As tecnologias da Oculis Labs oferecem um recurso novo e vital em sistemas de segurança de computadores contra uma ampla lista de ameaças internas e externas.?

A Oculis produz versões de seus produtos para uso militar e civil. A versão civil, chamada PrivateEye (1,99 dólar), usa a webcam e software de reconhecimento facial para embaçar a tela de seu computador quando você se afasta dele ou vira o rosco para algo atrás de você. Ele também detecta quando alguém se aproxima por trás a partir de cerca de 3 metros e escurece sua tela à medida que a pessoa se aproxima.

Já a versão feita para uso militar e pelo governo é chamada Chameleon (camaleão). Ela vai mais além para afastar olhares curiosos. Usando um hardware especial, o software permite que você leia a tela, mas qualquer outra pessoa que tentar enxergá-la verá apenas dados embaralhados ou falsos. Além de bloquear a velha ameaça do bisbilhoteiro de plantão, o Chameleon também bloqueará ataques do tipo Tempest, que tenta ler o que está no monitor por meio da leitura de suas emissões eletromagnéticas.

?A In-Q-Tel entende e apoia a missão de de empresas de tecnologia inovadoras como a Oculis Labs no desenvolvimento de produtos para os mercados civil e militar?, afirmou o CEO da Oculis Labs, Bill Anderson. ?Nosso relacionamento com a IQT trará o sucesso em mercados futuros como resultado de seu apoio, relacionamentos e aconselhamento estratégico.?
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar