Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CRESCIMENTO DE APPS HTML5 DIMINUIRÁ LUCRO DA APPLE, APONTA PESQUISA

14/09/2011

A adoção em grande número do formato HTML5 para web apps poderia cortar em 30% o crescimento dos lucros da Apple, além de beneficiar rivais como Microsoft e Google, aponta uma pesquisa da Bernstein Research.

A consultoria prevê que a adoção em massa do HTM5 afetará iPhones e iPads, reduzindo as margens do primeiro e diminuindo a participação do último no mercado.

?Análises primárias da situação mostram que até mesmo um impacto modesto nessas áreas poderia cortar nossa previsão de crescimento de lucro das operadoras da Apple até 2015 em cerca de 30%?, escreveu o analista sênior da Bernstein, Toni Sacconaghi Jr., em uma pesquisa publicada na semana passada. Isso poderia reduzir a taxa de crescimento anual (CGAR) da empresa de 19% (atualmente) para 13%. De acordo com Sacconaghi, o aparecimento de apps HTML5 é ?um problema importante e a longo prazo para os investidores da Apple monitorarem?.

O HTML5 é interessante para os desenvolvedores e empresas porque pode ser usado para a criação de web apps direcionados para todas as plataformas móveis de uma vez. Esse é um processo com melhor custo benefício e menos mão de obra envolvida do que a criação de diferentes apps nativos para os sistemas concorrentes iOS, Android e Windows Phone, por exemplo.

Leia também

- HTML5: 10 duras verdades

A utilização dessa tecnologia também permite que os desenvolvedores e empresas ?escapem? da comissão de 30% cobrada tanto pela Apple quanto pela Google para vender aplicativos em suas respectivas lojas de apps. Além disso, a Apple também recebe outros 30% nas assinaturas de periódicos vendidas por meio da sua App Store. Ambas as comissões poderiam ser evitadas com os apps baseados em HTML5, aponta a pesquisa.

Essas são as principais razões que levaram a Amazon, o Financial Times e o Twitter a anunciarem web apps. Executivos da Apple, Microsoft, Google e Facebook já louvaram as qualidades do HTML5, de acordo com o relatório da Bernstein.

O principal analista da consultoria Forrester Reasearch, Jeffrey Hammond, também pensa que o HTML5 terá impacto no ecossistema móvel: ?Com mais e mais companhias investindo em clientes HTML5 ? ou mesmo apps híbridos que combinam HTML5 e código nativo ? o que veremos é uma redução nos custos de portar esses apps para outras plataformas como Android e Windows 8. Isso vai diminuir, mas não eliminar a vantagem da Apple de pioneira no mercado?, disse.

?Os principais beneficiados serão a Microsoft e a Google e suas empresas parceiras na fabricação de aparelhos. Exemplos de companhias adotando essa abordagem incluem LinkedIn, Salesforce, Financial Times e Amazon. Mas também existem muitas outras?, diz Hammond.

Mudança não é tão simples

Mas a mudança de apps nativos para apps HTML5 não acontecerá da noite para o dia. Atualmente, os apps HTML5 possuem alguns problemas que não estão presentes nos programas nativos. Os apps HTML5 são tipicamente mais lentos do que os apps nativos, o que é um problema especialmente importante para os games. Uma fatia estimada de 20% dos games moves provavelmente nunca serão web apps, afirma a pesquisa da Bernstein.

Além disso, atualmente existem diferenças nos navegadores móveis entre as plataformas móveis que podem aumentar os custos de desenvolvimento para apps HTML5. Eles também podem apresentar um grande risco de segurança. Isso pode resultar em acesso restrito ao hardware dos aparelhos por parte das fabricantes de aparelhos para reduzir o possível impacto desses riscos.

Levando tudo isso em conta, a Bernstein Research afirma que o HTML5 vai amadurecer nos próximos anos, o que causará o já citado impacto no crescimento dos lucros da Apple. 
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar