Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PARA TIM, NÃO É HORA DE INVESTIMENTOS MASSIVOS EM 4G

14/09/2011

Para o presidente da TIM, Luca Luciani, o Brasil deveria priorizar tecnologias existentes se quiser massificar o uso da internet. Segundo ele, que participou de uma palestra realizada hoje (13/9) no Futurecom 2011, uma rede tem vida útil de 15 anos. A utilização de tecnologias disponíveis para ajudar na massificação da internet é o principal argumento de Luciani pelo adiamento da implementação da tecnologia LTE, como quer o governo, visando a disponibilização da tecnologia 4G até a Copa do Mundo.

O executivo disse que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderia realizar a licitação das frequências de 2,5 gigahertz (GHz), que deve ocorrer em 2011, sem atrelar as licenças à adoção do LTE.

?Quanto mais madura a tecnologia, mais confiável é, porque o desenvolvimento de uma rede toma tempo e investimento. A sobreposição de tecnologias é cara e complexa, e acaba interferindo na massificação e desestimula uso de tecnologias alternativas, como o Wi-Fi?, declarou o executivo.

Segundo ele, ao acelerar a substituição de tecnologias, as telecomunicações ficam acessíveis a apenas uma parcela da população. ?Cada vez que você coloca mais complexidade no aparelho, o custo sobe, e não universaliza nada e o serviço vai ser ruim. Afinal, depois de três anos que o 3G está no Brasil, ainda não temos uma rede boa?, argumentou.

O executivo disse que uma forma rápida para acompanhar a demanda por conteúdo digital e de distribuir rede, seja pública, privada ou compartilhada, é adotar a tecnologia Wi-Fi.  ?Dá para resolver o problema da concentração de tráfego, da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpico. Vai existir uma demanda na Copa [pelo 4G]? Com certeza, mas será concentrada nas capitais, nas sedes do evento, em determinados bairros. O Wi-Fi é uma tecnologia mais barata que poderia atender à essa demanda. Imagine colocar três vezes o atual número de antenas na cidade de São Paulo? Outra coisa é desenvolver uma rede Wi-Fi  pública e, por outro lado, concentrar os recursos para desenvolver a internet no interior do País?, concluiu.

O presidente da TIM informou que a empresa está investindo em uma rede Wi-Fi em grandes cidades para melhorar a infraestrutura de 3G.





Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar