Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EXPEDIÇÃO IRÁ MAPEAR A INTERNET MÓVEL NO PAÍS

13/09/2011

Qual é a realidade da infraesutrutra de telecomunicações no País? Esta pergunta chamou a atenção da Associação Brasileira de Internet (Abranet) e da WDC Networks, distribuidor de produtos nos segmentos de Telecom e vigilância eletrônica. Sem resposta, elas decidiram mapear as cidades brasileiras para identificar a realidade da internet móvel (2G, 3G, rádio e Wi-Fi) no País. 

Ganhou força essa iniciativa quando o presidente da WDC, Vanderlei Rigatieri, fez uma viagem pelo interior do Ceará e identificou que em muitos locais, por mais remotos que fossem, tinham internet. 

Inicialmente, a Expedição [como foi chamada a iniciativa], vai visitar cem cidades, muitas delas são as que deverão ser beneficiadas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e outras que nos últimos meses passaram por forte incremento no PIB, como Sinop, município do Mato Grosso que no último ano cresceu 280%. ?Vamos registrar todos os provedores que estão distribuindo sinal nessas localidades. Queremos mapeá-las?, resume Rigatieri.

Além de mapear a internet, as companhias querem mobilizar as comunidades que visitarão, empresários e autoridades para que elas entendam a importância e os benefícios de contar com banda larga, acrescenta o executivo. 

A bordo de uma caminhonete equipada com câmeras, a iniciativa vai percorrer 25 mil quilômetros. O automóvel conta com um analisador de espectro. ?Assim, vamos registrar todos os provedores que estão distribuindo sinal nessas regiões?, diz Rigatieri.

Os integrantes [quatro no total, incluindo Rigatieri] devem partir de Brasília (DF) em outubro deste ano com destino a Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, primeira cidade que deverá receber a banda larga do PNBL por meio do provedor SadNet. Depois, vai seguir para as demais regiões, até chegar a Ilhéus (BA), destino final.

A expectativa é finalizar ação em janeiro de 2012. ?Com os dados gerados, vamos ajudar a pautar políticas públicas e ações empresariais, no sentido de realmente massificar a banda larga?, afirma Eduardo Neger, presidente da Abranet. 

Todo o caminho percorrido será registrado no site da iniciativa www.espedicaowdc.com.br, que vai reunir ainda fotos e vídeos dos locais visitados.

Sustentabilidade
Rigatieri diz que como a Expedição vai percorrer longo caminho, as organizações estimam que cerca de 2 toneladas de carbono serão emitidas na atmosfera. Para minimizar o impacto no meio ambiente a companhia vai plantar áreas em todas as localidades que visitar.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar