Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DEMORA NA PADRONIZAÇÃO DO HTML5 PODE SER FATAL, DIZ ADOBE

12/09/2011

O progresso vagaroso no desenvolvimento do padrão HTML5 por parte do World Wide Web Consortium (W3C) vai impedir a linguagem de ser a primeira escolha dos desenvolvedores, afirma Paul Burnett, da Adobe Asia Pacific.

?A lentidadão na definição do padrão faz a gente se perguntar quando o HTML6 vai chegar?, disse Burnett. ?Se vamos ficar aqui por anos sem recursos adicionais no navegador ou um padrão mais elevado, então o Flash será a ferramenta escolhida?.

Segundo ele há equívocos sobre o significado do termo HTML5, ?Quando as pessoas estão falando em HTML5 elas geralmente estão falando da combinação da linguagem com o CSS e outras ferramentas, mas estão pensando ?ótimo, não precisamos mais usar animações em Flash??. Na opinião de Burnett, o papel do Flash pode estar sendo subestimado pelos desenvolvedores. ?O Flash e o HTML conviveram nos últimos 13 ou 14 anos bastante felizes?, acrescentou Burnett.

O vice-presidente da consultoria Gartner, Ray Valdes, admitiu que o completo funcionamento do HLTM5 será um longo e doloroso processo, mas não concordou com a declaração de Burnett de que isso possa representar um risco fatal para popularidade da tecnologia. ?A Gartner estima que o Flash é usado em 70% dos 100 principais players de vídeo. Há milhões de usuários ativos consumindo vídeos em Flash mensalmente?, disse Valdes. ?O HTMML5 é o futuro da internet para simplicidade de interatividade, incluindo gráticos, alguns vetores 3D limitados, conversores de imagem, som e vídeo.?

Na opinião de Valdes _ que ressalta o fato do HTML5 ser uma ?ameaça? ao sucesso da Adobe _ entre 90 a 95 por cento das necessidades das empresas poderiam ser supridas pelo padrão, uma vez que ele tenha sido desenvolvido. ?A linguagem é uma ameaça estratégica à Adobe e também à Microsoft?, afirmou o vice-presidente da consultoria.

?Entre as duas, a Adobe é quem vai sofrer maior impacto no curto prazo, já que a Microsoft tem um território sólido no mercado corporativo de TI.?

"A Adobe pode melhorar suas chances se conseguir educar um mercado mais amplo sobre a importância dos processos de design centralizados no usuário."

No início deste ano, o consórcio W3C anunciou que planejava finalizar o padrão de HTML5 até julho de 2014.
 
 
 
 
 
Fonte: IDgnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar