Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CONSELHO DO YAHOO NÃO ESTÁ FOCADO EM ENCONTRAR UM NOVO CEO

12/09/2011

Dias depois de dar à Carol Bartz o bilhete azul, o conselho de administração do Yahoo está focado em decidir se a empresa deve ser vendida, não em encontrar um novo CEO, de acordo reportagem publicada neste sábado pelo The Wall Street Journal.

Antes de iniciar a busca por um substituto para Bartz, o conselho do Yahoo quer determinar se a estratégia correta para a empresa é manter-se independente ou ser vendida por inteiro ou em partes, segundo o jornal, citando fontes anônimas.

Em vez de contratar uma empresa de recrutamento e seleção de executivos, o conselho formou um comitê e o encarregou de analisar o Yahoo deve ser vendido ou não, de acordo com o artigo. A Allen & Co. e o UBS Investment Bank irão ajudar o comitê nessa revisão, segundo o jornal.

Desde que Bartz foi demitida, na terça-feira, outros meios de comunicação têm especulado que o co-fundador e ex-CEO Jerry Yang deseja comprar a empresa e está tentando arrebanhar investidores a apoiá-lo. Especula-se também sobre negociações entre a AOL e Yahoo para uma possível fusão, já negadas pela AOL.

Bartz assumiu como CEO do Yahoo em janeiro de 2009 e implementou uma reorganização societária para tornar a empresa mais ágil. Promoveu uma atualização tecnológica para as áreas de publicidade online e sistemas de publicação, e uma racionalização dos produtos da empresa e serviços. No entanto, cometeu uma série de equívocos. No início do ano, Bartz reconheceu que a parceria de 10 anos, e o acordo na área de buscas e publicidade que intermediou em 2009 com a Microsoft não estavam rendendo o esperado.

Então, em maio, o Yahoo se envolveu em uma briga de meses de duração com o Alibaba Group, após ter separado sua unidade de pagamentos online. O Yahoo, que detém 43 por cento do Alibaba Group, alegou que não foi informado sobre o negócio, enquanto Alibaba Group, que administra a marca Yahoo e serviços na China, disse o oposto. A disputa foi resolvida em julho.

Bartz também foi criticada por uma desaceleração inesperada e significativa no negócio de anúncios do tipo diaplay, que começou no segundo trimestre e deve continuar até o terceiro trimestre. O Yahoo perdeu a lideranca no sgemnto para a Google, em maio deste ano.

No âmbito global, com Bartz o Yahoo não experimentou uma reviravolta financeira. Em seu último dia como CEO, o preço das ações do Yahoo fechou em 12,91 dólares, ligeiramente acima do 12,10 dólares por ação em que se encerrou em 13 de janeiro de 2009, seu primeiro dia como CEO. Mas a falta de perspectiva nos novos e rentáveis segmentos de negócios da Internet, como a publicidade nas redes sociais, determinou sua saída.

O CFO do yahoo, Tim Morse foi nomeado CEO interino. Bartz substituiu Yang, que por sua vez, assumiu a partir de Terry Semel, que atuou como CEO desde 2001 até 2007.
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar