Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WIKILEAKS AGORA É O VILÃO E COLOCA VIDAS DE INFORMANTES EM RISCO

06/09/2011

Um vazamento de dados expôs um arquivo do WikiLeaks contendo centenas de milhares de telegramas do Departamento de Estado dos Estados Unidos. O site respondeu publicamente ao publicar a relação completa ? sem edição e com os nomes das fontes confidenciais expostos.

O WikiLeaks cruzou a linha. Primeiro foi vítima, e agora virou o vilão da história. É heróico em certo ponto revelar informações que deviam ser públicas e são escondidas, mas a coisa vai longe demais quando o WikiLeaks começa a compartilhar informações apenas com a intenção de espalhar tudo ? como se todas fossem iguais e nenhum segredo fosse digno de ser guardado.

Expor os nomes de informantes políticos e fontes confidenciais pode colocar em risco essas pessoas e suas famílias. Esses são indivíduos que estiveram em perigo, e o WikiLeaks está jogando o holofote sobre elas mesmo assim.

Mesmo que ignore o risco pessoal, a ação do WikiLeaks ainda traz danos significativos para os esforços diplomáticos e de Inteligência dos EUA ao redor do mundo. Será muito mais difícil encontrar fontes cooperativas se o país não puder assegurar seu anonimato.

Imagine o quão rapidamente o fluxo de informações do WikiLeaks secaria se aqueles que compartilharam dados com o site saíssem de cena. Aprecio os ideais nobres do WikiLeaks, mas penso que o site está dando um tiro no pé, e ainda está levando alguns inocentes juntamente no processo.
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar