Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SEM ENGANAÇÃO: SISTEMA PROMETE APONTAR RESENHAS MENTIROSAS NA INTERNET

23/08/2011

Imagine procurar por um produto na internet e, ao ler a resenha positiva do "comprador?, você decide levá-lo. Mas, depois, ao receber o produto, percebe que o texto não condizia com o que recebeu em casa... Isso é relativamente comum na internet. Existem fabricantes e donos de estabelecimentos que até pagam para que resenhas falsas e bastante positivas sejam postadas para seus estabelecimentos. Mas uma equipe da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, promete evitar esse tipo de situação a partir de agora. A turma criou um sistema de algoritmos que detecta as resenhas falsas - e, de acordo com eles, com uma ótima precisão.

No teste, foram contratados 400 escritores freelancers para escrever diversas críticas positivas sobre diferentes produtos, sem que eles ao menos tivessem experimentado os objetos em questão. Depois, os pesquisadores pegaram resenhas verdadeiras e misturaram com as mentirosas. O algoritmo conseguiu captar detalhes que as pessoas normalmente deixam passar, fazendo com que as resenhas falsas fossem descobertas.

Segundo um infográfico do NYTimes, as resenhas falsas apresentam muitos "eu" e "meu/minha", além de informar o tempo todo quem estava presente na ocasião, como "minha família" ou "meu marido" - tudo isso na tentativa de deixar a mensagem mais convincente. 

Adjetivos como "muito" e "realmente" também são muito usados em declarações falsas, acompanhadas do uso frequente do ponto de exclamação. Menções ao nome do local e cidade em questão também são comuns, enquanto detalhes sobre os passeios e atrações do entorno são mais usados nas resenhas verdadeiras.

Segundo o NYTimes, o algoritmo funcionou em 90% das vezes.

Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar