Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AMÉRICA LATINA TEM BOM DESEMPENHO EM RANKING DE TI

16/08/2011

A América Latina mantém crescimento no setor das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC). É o que mostra estudo realizado pela Everis, consultoria de negócios, tecnologia e outsourcing, em parceria com o IESE Business School. O Indicador da Sociedade da Informação (ISI), que avalia o desempenho do setor de TI em toda a América Latina, aponta que o Brasil ocupa, no segundo trimestre de 2011, a 5ª posição entre os países da região, com 4,36 pontos ? crescimento de 2,5% em comparação com igual período do ano anterior.

O incremento, embora significativo, ficou abaixo da média da região, que totalizou 4,43 pontos. De acordo com o estudo, que analisa os mercados na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru, isso aconteceu por causa da influência negativa dos aspectos econômicos, social, institucional e de infraestrutura do País, que obtiveram, no trimestre avaliado, expansão de 0,7%, a menor do último ano e meio.

Ainda assim, o Brasil foi o único da região que aumentou a pontuação das nove variáveis que compõem o indicador do estudo. São elas: usuários de internet, usuários de banda larga, telefones móveis por habitantes, computadores, servidores seguros, importação de bens, vendas de varejo on-line, domínios de internet e usuários de redes sociais. 

No item assinante do serviço de banda larga fixa, na América Latina a Argentina foi a que apresentou maior crescimento: 123 assinantes para cada mil habitantes. Já o Brasil registrou 68 assinantes para cada mil habitantes (incremento interanual de 17,7%).

Nas vendas de varejo on-line, na região, o Brasil ocupa a segunda posição com 70 dólares anuais per capita, aumento de 39,4%. Em primeiro está o Chile com 142 dólares anuais per capita. Em todo o mundo, a União Europeia tem destaque nesse quesito, com 528 dólares anuais por pessoa.

Em telefonia móvel, o Brasil, com 1.051, supera a França em número de terminais, atualmente com 979.

No quesito redes sociais, o País está na lanterna. O número de usuários de redes sociais, medido pela quantidade de usuários ativos no Facebook, registrou na América Latina 137 usuários para cada mil habitantes, mais que o dobro de um ano atrás. O Brasil ocupa a última posição com 44 usuários para cada mil habitantes. No topo está o Chile (427 usuários para cada mil habitantes).
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar