Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NIKON COOLPIX P300 OFERECE MUITOS RECURSOS E IMAGENS EXCELENTES

15/08/2011

Na categoria de câmeras compactas com controles manuais, a Nikon Coolpix P300 é uma rival bem próxima da Canon PowerShot S95: ambas são voltadas ao fotógrafo que procura um complemento mais portátil para uma DSLR, mas que não quer sacrificar muito em termos de desempenho e recursos.

Mas a P300 é voltada à parcela mais ?casual? destes usuários, e custa menos que a Canon PowerShot S95. E ela é diferente da concorrente em vários pontos, como na ausência da capacidade de fotografar em RAW, de foco manual, de um anel multifunção ao redor da lente e um corpo menos resistente. Apesar disso ela supera a rival em alguns pontos-chave, com uma lente F1.8 que é excelente sob pouca luz, um modo burst (fotografia contínua) mais rápido, melhor autonomia de bateria, imagens mais nítidas e boas ferramentas para edição das imagens.

nikon_p300_frente-360px.jpg

Nikon Coolpix P300

Na comparação direta, a PowerShot S95 obteve uma pontuação um pouco mais alta em nossos testes de desempenho, Mas a Nikon Coolpix P300 ainda é uma excelente opção, e pode ser a melhor escolha para os fotógrafos mais casuais que não se importam com foco manual ou fotografia em RAW.

Hardware e Design

O principal destaque da Nikon Coolpix P300 (equipada com um sensor de 12 MP) é sua lente F1.8, que é a maior abertura disponível em sua faixa de preço. As únicas outras câmeras que vimos com lentes equivalentes são a Olympus XZ-1 e a Samsung TL500, ambas significativamente maiores e mais caras A lente zoom de 4.2x com estabilização óptica vai de 24mm a 100mm, nada excepcional, mas bom o bastante tanto para paisagens imensas quando para retratos detalhados.

nikon_p300_cima-300px.jpg

Nikon Coolpix P300: flash retrátil à esqueda, seletores à direita

A P300 tem um corpo quadradão, com um visual clássico, que mede 5,8 centímetros de altura, 10,4 centímetros de largura e 3,3 centímetros de espessura. Embora seja leve ela parece ?oca?, já que embora revestida com metal no experior, por dentro sua estrutura é de plástico. Em vez de uma empunhadura completa, a P300 tem uma saliência em relevo na frente, e um apoio emborrachado para o dedão atrás.

Todos os controles são operados através de botões e seletores no topo e na traseira da câmera. Um seletor de modo no topo permite escolher entre modos como controle manual, prioridade de abertura, prioridade do obturador, Auto, Program Auto, modos de cena variados, compensação de iluminação traseira (Backlight Correction) e um modo para fotografia noturna sem tripé. À direita deste seletor fica um botão liga/desliga temperamental (é necessário apertá-lo com firmeza, ou mais de uma vez, para a câmera ligar), controles de obturador e zoom, e um seletor não identificado que serve para ajustar manualmente a velocidade do obturador e configurações do modo Program Auto.

Na traseira há botões dedicados para gravação de vídeo, reprodução de conteúdo, um direcional/?scroll wheel? para navegação entre os menus e ajustes manuais, um botão ?Menu? e outro ?Delete?. Nos modos manual e prioridade de abertura os ajustes são feitos com a scroll wheel, e basta pressionar cima, baixo, esquerda ou direita para ter acesso aos controles de flash, temporizador, compensação de exposição e macro, respectivamente.

nikon_p300_traseira-360px.jpg

Painel traseiro

A P300 também tem um flash embutido, que pode ser exposto ou oculto com uma chave no lado esquerdo da câmera; Nos modos manual e programa é possível definir a intensidade do flash em incrementos de 0.3 EV. A porta HDMI fica atrás de uma tampinha na lateral esquerda, e a saída A/V, bateria e slot para cartões SD ficam atrás de uma porta com trava na parte de baixo.

Como é de praxe em outras câmeras recentes da Nikon na linha Coolpix, a navegação através dos menus é bastante direta. Textos são nítidos e fáceis de ler na tela LCD de 3 polegadas, e os controles manuais são identificados com ícones que dizem que botão você deve apertar para acioná-los.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar