Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MERCADANTE VOLTA A DEFENDER FUSÃO ENTRE AEB E INPE

11/08/2011

Com a expectativa de novo impulso ao programa espacial brasileiro, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, voltou a defender a fusão entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) ? ambos vinculados ao MCT.

Para o ministro, a reestruturação facilitaria a atração de investimentos privados. O principal defensor da ideia, o presidente da AEB, Marco Antonio Raupp (que é ex diretor do Inpe), acredita que a fusão fortaleceria as pesquisas espaciais, com maior autonomia e mais recursos.

O tema, segundo o ministro, segue ?em discussão? e a decisão será tomada por consenso. Na semana passada, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, aproveitou a celebração dos 50 anos do instituto para apresentar ressalvas ao projeto. Câmara mostrou-se contrário à fusão caso ela implique em mudanças institucionais no Inpe.

Enquanto isso, Mercadante confia na retomada dos investimentos na base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão, e no aporte de recursos prometidos pela parceria com o governo ucraniano. ?Temos a garantia de que os recursos serão aportados até o fim do ano?, afirmou o ministro.

?A prioridade é acelerar os investimentos em Alcântara?, disse Mercadante. Segundo ele, a base voltará a situação operacional no próximo ano, tanto para a retomada do VLS (Veículo Lançador de Satélites) quanto do foguete ucraniano Cyclone-4.


 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar