Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MEI; SENADO REDUZ DE 11% PARA 5%, CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

11/08/2011

 

O Senado aprovou hoje a Medida Provisória (MP) 529, que reduz de 11% para 5% a taxa de contribuição previdenciária para microempreendedores individuais. O objetivo é promover a formalização de profissionais liberais com baixa renda, como ambulantes e cabeleireiros.

No caso do setor de TI a medida irá beneficiar os trabalhadores contratados como Pessoa Jurídica, pois na realidade a queda no MEI seria de 28,5% - como começou o programa - para 5%. Os microemprendedores tiveram por pouco tempo o benefício da redução que estava em vigor (11%).

A MP também permite que donas de casa que têm renda familiar até dois salários mínimos possam contribuir pagando apenas R$ 27,25 ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Com isso, elas poderão se aposentar por idade recebendo um salário mínimo.

Além da aposentadoria, as donas de casa terão outros benefícios da Previdência, como salário-maternidade e licença-saúde. A família também receberá pensão em caso de morte da contribuinte. As donas de casa devem aguardar a sanção presidencial para que a Previdência Social possa criar um novo código no qual serão enquadradas para fazer o pagamento mensal da contribuição.

A MP modifica ainda o trecho da lei que trata da concessão do benefício de prestação continuada para as pessoas com deficiência. Atualmente, quando o deficiente consegue um emprego com carteira assinada, o benefício é definitivamente cancelado. Com a aprovação da medida, ele é apenas suspenso, mas é retomado em caso de demissão. A lei segue segue agora para sanção da presidenta da República, Dilma Rousseff.


 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar