Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CURITIBA INOVA E CRIA ´BAIRRO DIGITAL´

09/08/2011

Com a instalação de uma segunda torre de transmissão digital, o bairro de Uberaba, em Curitiba, passará a oferecer sinal gratuito de internet para mais de 12 mil pessoas. Trata-se do primeiro bairro digital da capital paranaense, dentro do movimento Cidades Digitais, fomentado no Paraná pela Rede de Participação Política (RPP), iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Segundo Rodrigo Sonda, sócio da empresa Dipelnet, responsável pela execução estrutural e técnica da proposta, a segunda torre entrará em plena operação até 19 de agosto, após a fase de testes. O equipamento poderá atingir um raio de até 4 km e vai beneficiar, além dos moradores do Jardim União ? onde fica a nova torre ?, a população dos bairros Itiberê, Jardim Centauro, Vilas Icaraí, Acrópole, Audi, entre outros.

Lançado oficialmente em maio deste ano, o projeto Uberaba Digital foi viabilizado por voluntários do núcleo de articulação local da RPP, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (Aciur) e parceiros. O sinal digital, via wi-fi, já beneficia cerca de cinco mil moradores nas proximidades da Faculdade Spei - Unidade Torres, onde foi instalada uma antena de 22 metros de altura. Em pouco mais de dois meses, o projeto conta com 440 usuários cadastrados.

O presidente da Aciur, Francisco Costa Filho, destaca a importância social do projeto, que agora passa a abranger uma área mais carente do bairro. Segundo ele, a iniciativa de ampliar o sinal de internet gratuita para mais pessoas partiu das próprias comunidades, por meio das associações de moradores.

?Essa segunda antena realmente vai atingir aquele bolsão de pessoas de necessidade. Na verdade, esse sinal de internet gratuito é para aquela pessoa que realmente precisa, que talvez nem tenha computador e vai despertar essa curiosidade. A tecnologia está caminhando muito rápido e as pessoas têm que acompanhar. Estamos fazendo a nossa parte de levar essa informação e esse acesso de internet para a comunidade?, disse.

O coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, acredita que a ideia pode servir de exemplo e estímulo aos demais bairros de Curitiba para articularem seus próprios projetos digitais por meio de parcerias. "O sinal gratuito de internet pode impulsionar melhorias na gestão pública, fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico e, principalmente, na área de Educação", enfatiza Marinho.

 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar