Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MEDO DE MUDANÇAS IMPEDE A ADOÇÃO DE CLOUD EM MUITAS EMPRESAS

09/08/2011

Não são orçamentos, tecnologias ou preocupações estratégicas que criam barreiras para os projetos de cloud em muitas companhias. Em vez disso, o medo de mudanças e os requerimentos de mão de obra  estão impedindo empresas de seguir em frente.

Essa é conclusão de um novo estudo de cloud computing do TheInfoPro, divisão do The 451 Group. Os pesquisadores descobriram que 52% de 109 médias e grandes companhias participantes do estudo acreditam que há a necessidade de mudanças profundas para que seus planos de cloud deem realmente certo.

?Isso sempre foi o coração da inibição dos projetos de TI. Mudar a forma que as pessoas fazem as coisas não é algo tão fácil?, afirma Sean Hackett, analista do TheInfoPro e autor do estudo.

Medo de mudanças tende a ser subestimado quando as empresas decidem misturar as coisas e usar novos modelos previamente testados de fazer as coisas, disse Hackett. ?A nuvem não muda apenas  como as pessoas trabalham todos os dias. Mas muda também a infraestrutura e o desenvolvimento de aplicativos?.

Para mudar esses pensamentos, as empresas precisam tomar iniciativas para preparar os profissionais de TI e os usuários para desenvolvimentos em nuvem que estão por vir, declarou Hackett. ?Eles precisam ser treinados no que for possível?.

Isso significa que as companhias que buscam migrar para a nuvem, devem trabalhar duro para engajar suas equipes de TI para ajuda-los a aprender o que eles precisam e no que acreditar no processo enquanto a estratégia se alinha. ?Há muitos atrasos nesses projetos por falta da preparação necessária?, afirmou Hackett.

Quando perguntadas sobre qual conselho dariam a outras empresas em busca de estratégias de implantação de cloud, cerca de 40% dos entrevistados sugeriram que as companhias façam mais do que planejaram iniciamente, de acordo com a pesquisa.

O que frequentemente acontece é que migrar para a nuvem geralmente não é simples como os chefes de TI pensam, segundo Hackett. ?Eles precisam repensar a complexidade da integração e descobrir a melhor forma de integrar tudo. São apenas desafios, mas muitos deles não foram antecipados pelos CIOs?.

usuário iniciantes garantem ainda que  conversar e ouvir mais é necessário para ajudar equipes de TI e usuários a aceitarem e abraçarem opções de cloud em suas empresas, acrescenta o analista.

O relatório ?TheInfoPro Cloud Computing Study?, de 168 páginas, fez 151 perguntas sobre projetos e planos de implantação de cloud no começo deste ano e foi completado em maio.

Outras descobertas importantes da pesquisa incluem:

- Custos adicionais iniciais são barreiras apontadas por 15% dos entrevistados , e segurança, por 13%.

- Redução de custos foi citada por 68% como principal justificativa para a implantação de serviços em nuvem, seguida pelo aumento da flexibilidade/escalabilidade, segundo 24%. Cerca de 21% afirmaram que a redução da complexidade é o motor para ir em direção à nuvem.

- 75% dos entrevistados disseram ter servidores virtualizados, mas poucos deles implantaram as funcionalidades do núcleo de gerenciamento e automação para usar a nuvem com toda sua capacidade.
 
 
 
 
Fonte: CIO

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar