Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TRANSMISSÃO SEM FIO ATINGE VELOCIDADE DE 800 MBPS

08/08/2011

No ano passado, uma nova tecnologia de rede wireless, que utilizava luz para transmitir dados, deixou o Wi-Fi no chinelo. Este modelo já era muito rápido, porém pesquisadores do Instituto Heinrich Hertz em Berlim, na Alemanha, levaram a tecnologia de WLAN Óptica para velocidades de download que alcançam 800 Mbps.

A WLAN Óptica utiliza diodos emissores de luz (LEDs) e um modulador que faz com que as luzes pisquem mais rápido do que o olho humano consegue acompanhar. A tecnologia compõe um sistema que pode alcançar distâncias de no máximo 30 metros quadrados; o dispositivo receptor precisa apenas de um fotodiodo simples.

O laboratório já havia atingindo velocidades de 500 Mbps utilizando apenas LEDs brancos. Contudo, ao utilizar LEDs com luzes vermelha, azul, verde e branca, foi possível chegar a transmissões de até 800 Mbps.

Os cientistas enxergam o WLAN Óptico como um sistema barato e facilmente modificável, com luzes que podem ser colocadas em qualquer lugar. Os pesquisadores afirmam também que a invenção pode ser utilizada em áreas nas quais o uso de frequências tradicionais ou redes cabeadas é restrito, como em hospitais ou aviões e em circunstâncias nas quais os cabos não podem ser utilizados.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar