Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PELA PRIMEIRA VEZ, PARTICIPAÇÃO DO WINDOWS XP CAI ABAIXO DOS 50%

03/08/2011

A participação do Windows XP no mercado global de computadores caiu, pela primeira vez, a um patamar abaixo de 50%, desde que o instituto Net Applications passou a monitorar o setor.

Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (1/08), o SO encerrou julho com uma fatia de 49,8%, ante 51,1% de junho. Embora seu domínio continue absoluto, os números mostram que, aos poucos, ele está diminuindo à medida que a presença do Windows 7 aumenta.

Outro instituto, o Stat Counter, cujos métodos de medição são diferentes, chegou à mesma conclusão em janeiro deste ano. Para ele, a participação do XP em julho ficou em 43,9%. Uma explicação para o fato é que a Net Applications monitora mais PCs na China, onde o antigo SO é absoluto.

A queda do XP, embora lenta, tem sido contínua. No último ano, de acordo com a Net Applications, ele perdeu mais de 12 pontos decimais. Em 2009, quando o Windows 7 ainda não havia sido lançado, o popular sistema estava em três de cada quatro computadores.

Embora a Microsoft não tenha se pronunciado a respeito, é provável que esteja satisfeita, já que tem insistido para que os usuários abandonem o SO e adotem os modelos mais recentes. A companhia deixará de suportar o sistema em três anos e tem repetido que os clientes devem seguir em frente, por mais adaptados que estejam ao tradicional software.

Em comunicado, Roger Capriotti, diretor de marketing do Internet Explorer, afirmou que, com a queda do Windows XP, o desaparecimento do ainda mais defasado IE6 se torna mais provável. ?É ótimo verificar que, com o abandono do XP pelo mercado corporativo, estamos conseguindo reduzir a participação do IE6 também?.

Assim como o XP, o suporte ao IE6 também vai até 2014.
 
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar