Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NINTENDO TEM SEU PIOR RESULTADO FINANCEIRO EM 27 ANOS

01/08/2011

Os desastrosos meses de abril, maio e junho levaram a fabricante japonesa de games Nintendo a baixar sua estimativa de lucro em 82%, para 20 bilhões de ienes (cerca de 257 milhões de dólares). Na quinta-feira (28/7), a empresa informou também um prejuízo líquido no segundo semestre de 324 milhões de dólares, a pior margem de lucro em 27 anos.

O anúncio coincidiu com a decisão da Nintendo de reduzir o preço do seu último lançamento, o Nintendo 3DS. Além disso, como consequencia, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, anunciou que irá cortar seu próprio salário em 50%. Os diretores da empresa também reduziram seus  salários, com cortes entre 20% e 30%.

A edição DS foi o produto da empresa mais vendido de todos os tempos, mas o 3DS não tem se destacado apesar da forte campanha de lançamento.

A falta de títulos de qualidade para o dispositivo é provavelmente parte da culpa da queda nas vendas, já que apenas "The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D" é o jogo mais vendido do momento.

Outra hipótese é que os gamers estão aguardando o PlayStation Vita, que deve chegar ao mercado antes do Natal deste ano. Talvez ainda grande parte da culpa seja da popularização das plataformas iOS da Apple e Google Android.

Concorrência
A Sony e a Nintendo raramente tiveram competidores no mercado de games portáteis, mas empresas como Apple e Google têm-se mostrado bastante desafiadoras com suas tecnologias de touch screen e controle por movimentos.

Apesar de ter dominado por anos o mercado de games portáteis, os ventos mudaram rapidamente para a Nintendo. A empresa informou que vendeu 710 mil unidades do 3DS até agora, muito abaixo das expectativas.

Atualmente o aparelho custa 250 dólares, mas a partir de 12 de agosto (nos EUA) será vendido a 170 dólares, o que mostra uma mudança de estratégia ou talvez uma retratação da Nintendo.

?Essa é uma grande motivação para que todos que pretendem ter o Nintendo 3DS o comprem", afirmou o presidente da Nintendo dos EUA, Reggie Fills-Aime.

A edição DS bateu recordes de vendas e o Wii evaporou das prateleiras. Mas o 3DS sugere que, após anos de liderança, a Nintendo tropeçou de forma bastante visível. Quem vai se aproveitar da situação ou, por outro lado, se a Nintendo vai conseguir se recuperar são histórias que dependerão, principalmente, da temporada de compras de fim de ano.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar