Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DESTINO DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL SERÁ O FUNDO DO MAR, AVISA RÚSSIA

01/08/2011

A agência espacial russa e seus parceiros anunciaram planos de afundar a Estação Espacial Internacional no oceano uma vez que ela alcance o fim de sua vida útil, em 2020. 

Todavia, por meio de um tweet, a agência espacial americana NASA informou que "os funcionários irão trabalhar na estação pelo menos até 2020", logo a data não é a data de desligamento oficial. Além disso, a emissora de TV MSNBC afirmou que os responsáveis pelo consórcio da EEI estão avaliando se a construção pode permanecer útil até 2028.

A EEI seja talvez a maior estrutura feita pelo homem a cair através da atmosfera, e é exatamente por isso que os russos e outras agências especiais envolvidas não deixarão a estação orbitar sobre nossas cabeças sem rumo. Se algo colidisse com esse complexo massivo, deixaria uma nuvem de lixo espacial.

Essa não é a primeira vez que uma estação espacial será despejada em nossos oceanos. Em 2001, os russos afundaram a estação espacial Mir no Pacífico. A EEI está em atividade desde quando foi lançada pela primeira vez em 1998 para uma missão inicial de 15 anos. A missão foi estendida e contou com parcerias com países como EUA, Europa, Japão e Canadá.

A Rússia está também acabando com a "era Soyuz". Contudo, o país planeja testar novas naves com módulos multiuso depois de 2015. Ao mesmo tempo, a NASA - que recentemente aposentou seu último veículo espacial - também tem planos para uma nova viagem ao espaço com o Mult-Purpose Crew Vehicle, um veículo espacial tripulado que está sendo construído e que foi anunciado pela NASA em maio deste ano.
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar