Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CLOUD VAI IMPACTAR MÃO-DE-OBRA DE TI

29/07/2011

 

A adoção cada vez mais massiva da computação em nuvem terá diferentes impactos entre os profissionais de TI. Para Sanjay Mirchandani, CIO da EMC, o uso da nuvem vai provocar a criação de novos perfis profissionais e a extinção de outros. ?Os profissionais de TI precisam estar prontos para mudar?, afirma.

O executivo vê impactos em diversos níveis. O primeiro deles nas áreas operacionais, onde até bem pouco tempo não existiam, por exemplo, gerentes de produtos. ?O uso da nuvem vai exigir um profissional com este perfil, que tenha foco nos produtos baseados em nuvem que a empresa utiliza?, diz. Por outro lado, devem perder importância os gerentes de projetos.

Os CIOs também verão mudar seu escopo de atuação. Mirchandani brinca com a possibilidade de nascimento do ?Cloud Information Officer?, e cita sua própria atuação como exemplo. ?Hoje meu foco está muito mais na capacitação de meus pares para lidar com a nuvem do que em questões tecnológicas propriamente ditas?, diz.

E se a nuvem deve impactar o mercado profissional, também este terá sua participação na consolidação do cloud computing como plataforma corporativa. ?O apagão de mão-de-obra na área tem sido um dos responsáveis pela ida das pequenas e médias empresas para a nuvem, que surge como alternativa para quem precisa das soluções e não encontra profissionais disponíveis?, diz Carlos Cunha, presidente da EMC Brasil.


 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar