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QUALIDADE DE SERVIÇO AFASTA MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS DA TELEFONIA IP

27/07/2011

 

Cada vez mais utilizada pelos usuários residenciais e pelas microempresas, a telefonia IP deverá ter um crescimento de 85% nos próximos cinco anos, impulsionada pela oferta maior de banda larga, mas a tecnologia ainda é bastante restrita para serviços profissionais - a maior parte dos provedores não garante acordos de nível de serviços (SLA), apura estudo da consultoria norte-americana In-Stat.

O levantamento destaca ainda que a telefonia IP será bastante utilizada pelas microempresas - principalmente as com até quatro empregados até 2015 - em função do baixo custo do serviço, em comparação com os tradicionais disponíveis no mercado. Essa adesão implicará um crescimento de 50% no desenvolvimento de aplicativos VOIP e numa queda de receita das ligações tradicionais para US$ 14,5 bilhões em 2015.

"Telefonia IP na banda larga oferece inúmeras vantagens para pequenos negócios e para os usuários residenciais, interessados em reduzir o custo de suas contas telefônicas, especialmente, nas ligações de longa distância", observa Greg Potter, analista da In-Stat.

"Infelizmente, no entanto, os provedores não têm capacidade de integrar a telefonia IP aos PABXs corporativos. Eles também não têm como garantir SLAs ( acordos de nível de serviço) e de qualidade de serviço (QoS), elementos cruciais para corporações de médio e grande porte. E essa questão os afasta da tecnologia", complementa o especialista.


 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
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