Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WORLD OF WARCRAFT SERÁ LANÇADO EM PORTUGUÊS ATÉ O FIM DO ANO

22/07/2011

A Blizzard anunciou nesta quinta-feira (21/07), que um dos mais populares jogos online do mundo, "World of Warcraft", finalmente chegará oficialmente ao Brasil em 2011.

A empresa não deu data específica para disponibilizar o jogo mas garante que, até o fim do ano, brasileiros poderão entrar no mundo de WoW, que será totalmente traduzido para o português, contará com um servidor próprio para o público brasileiro e suporte em português para solucionar problemas dos jogadores.

"World of Warcraft" será disponibilizado em três versões. Uma, vendida em lojas, acompanhará a primeira expansão, "The Burning Crusade", e custará R$ 29. Essa versão também poderá ser baixada pelo mesmo preço dos servidores da Blizzard. Também terá o pacote Starter, para iniciantes, que, disponibilizado de graça, permite jogar o quanto quiser até atingir o level 20. Depois disso, será preciso pagar a mensalidade para continuar jogando ? a Blizzard cobrará R$ 15 por mês para o acesso aos servidores do jogo. As outras expansões ? Wratch of the Lich King e Cataclysm ? serão lançadas separadamente por R$ 99.

Para quem já joga WoW em servidores estrangeiros, a Blizzard vai disponibilizar uma maneira simples de transferir a conta para a versão nacional do jogo. De acordo com J. Allen Brack, diretor de produção de World of Warcraft, a versão brasileira vai chegar no mesmo patamar do resto do mundo. "Tudo estará igual aos outros lugares, como os servidores da América Latina ou Estados Unidos", afirma. "As atualizações do jogo serão disponibilizadas em português junto com o resto do mundo", garante Allen Brack.

"A Blizzard também planeja criar conteúdo específico para o público brasileiro, como, por exemplo, eventos que lembrem traços da cultura do país", explica Allen Brack.

Sobre o jogo

World of Warcraft foi lançado originalmente em 2004 e possui, atualmente, 11 milhões de jogadores espalhados pelo mundo. "Se fôssemos um país, seríamos o 73º mais povoado do mundo", explica Steve Huot, diretor de operações para a América Latina da Blizzard.

O fato de ser um jogo de sete anos não deve atrapalhar o desempenho no Brasil. "O jogo não é mais o mesmo. Com todas as atualizações e expansões, virou algo diferente", explica Huot.

Ele conta que o jogo só chega ao Brasil agora porque a situação atual permite. Ele explica que os brasileiros são os mais ativos em jogos sociais, seja pelo Facebook ou por outro meio. Por isso, acredita que "World of Warcraft" tem grande potencial por aqui.

"A dificuldade de conseguir crédito e a barreira do idioma impedem que muitos joguem WoW no Brasil", explica. Agora, com o jogo traduzido, ele acredita que conseguirá conquistar o país. Apesar de não ter números detalhados sobre a quantidade de jogadores brasileiros nos servidores de WoW, Huot diz que são muitos, e que, com a facilidade que a versão brasileira trará para os iniciantes, a intenção é multiplicar por dez a quantidade de jogadores no país.

Outro fator que contribuiu para a demora no lançamento de WoW no Brasil foi a tradução do jogo. "O processo de localização exigiu muito tempo para que tudo fosse perfeito, incluindo diálogos, algumas piadas do jogo, coisas que não são tão simples de adaptar", explica Allen Brack. Huot compara o tamanho do jogo com algumas obras literárias. "World of Warcraft tem mais de 4 milhões de palavras para serem traduzidas. Para comparar, os sete livros de Harry Potter têm 1 milhão de palavras", explica.

Os diálogos foram dublados, e a empresa gastou mais de 300 horas de gravações para isso. Nesse ponto, Huot destaca outra dificuldade encontrada: os sotaques. Enquanto a versão em inglês pode ter personagens falando inglês dos Estados Unidos, Irlanda ou Inglaterra, por exemplo, em português isso é mais complicado. Ainda assim, a Blizzard achou uma solução, e personagens falarão mais ou menos como paulistas, cariocas ou amazonenses, por exemplo.

"Queremos fazer deste o maior lançamento de jogo de PC no Brasil", explica Huot, lembrando que a Blizzard não pensa pequeno para o mercado brasileiro.

 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar