Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE DESCONTINUA LINHA DE MACBOOKS BRANCOS

21/07/2011

Além do lançamento oficial do Lion e a chegada dos novos MacBook Air e Mac Mini (ambos equipados com as novas portas Thunderbolt), esta quarta-feira (20/7) também é mercada a despedida do MacBook. Não a linha de portáteis (que foi responsável por 70% das vendas Apple no último trimestre), mas sim do MacBook branco, que durante anos foi o portátil mais barato oferecido pela empresa. 

Se estiver procurando por uma razão pela qual a companhia de Cupertino descontinuou o produto, basta olhar para a linha de MacBooks Air da Apple: em 2010 o Air de 11 polegadas se aproximou do preço-base do Macbook de plástico. E nova geração anunciada nesta quarta deixa o notebook branco no chinelo, pois chegou com porta Thunderbolt e processadores a partir do Intel Core i5. Hoje, quem quiser comprar o Mac com o menor preço disponível levará para casa um MacBook Air por 3 mil reais, equipado com tela de 11.6 polegadas e processador Core i5 de 1.6GHz. Aqueles que quiserem um notebook de 13 polegadas irão pagar 800 reais a mais no modelo básico. O MacBook branco nem aparece mais na loja online da Apple.

Término de uma longa jornada
Em termos de design, a linhagem do MacBook começa há dez anos, com o lançamento do iBook, feito policarbonato branco, em 2001. Ele ganhou o nome de MacBook em 2006 quando a Apple migrou os Macs para os processadores Intel. O produto foi lançado então nas cores branca e preta, com o segundo modelo custando 150 dólares a mais (o que provocou o surgimento de uma piada - ?black tax?, ou taxa preta em tradução livre - já que as duas máquinas tinham configurações idênticas). A máquina foi o primeiro Mac com um teclado com teclas quadradas e isoladas (apelidado de "teclado chiclete" ou "teclado ilha"), estilo que agora é adotado em todos os teclados da Apple e de muitas outras empresas. 

Em 2008 o MacBook ganhou por um pouco tempo uma estrutura de alumínio, assim como todo o resto da linha de notebooks da Apple, e a empresa acabou lançado-o sem a porta FireWire. Quando o modelo finalmente recebeu o FireWire ele passou a se chamar MacBook Pro, o que deixou o mundo sem MacBooks novos até o fim de 2009, quando a Apple apresentou a versão de plástico, com um design de ?corpo único?. Esse desenho perdurou até a agora, quando o produto foi descontinuado.

 

macbookbranco-novo-390-dest
 
 
 
 
 
Fonte: MacWorldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar