Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PARA REDUZIR CONSUMO DE BANDA, SOFTWARE ´COMPARTILHA´ STREAMING DE VÍDEO

15/07/2011

A empresa americana Blue Coat apresentou nesta quinta-feira (14/7), em São Paulo, uma solução empresarial que acelera o uso da Internet e de aplicativos web tanto em ambiente de rede fechado de grande alcance (WAN) quanto na computação em nuvem.

Com o CloudCaching Engine, as empresas poderão atender a milhares de acessos simultâneos com desempenho que, em alguns casos, chega a ficar 93 vezes melhor que os casos em que a tecnologia não é usada, ressalta o diretor de desenvolvimento de negócios da Blue Coat para a América Latina, Francisco Abarca.

"Normalmente a otimização de WAN utiliza uma abordagem simétrica, com ´caixinhas´ que aceleram a entrega de dados em ambas as pontas [da conexão]", explica Abarca. "Mas, na nuvem pública, você não consegue colocar essa ´caixinha´ na infraestrutura do seu fornecedor."

A abordagem proposta pela Blue Coat emprega uma única ´caixinha´ numa das pontas - o software CloudCaching Engine - para gerenciar uma área de cache que será compartilhada por todos os usuários da empresa. Para conteúdos de vídeo, o software faz o compartilhamento do streaming (stream-splitting) que chega à rede da empresa, baixando a demanda por largura de banda entre a empresa e o mundo exterior.

Teste
Para demonstrar a solução, a Blue Coat criou um ambiente de teste e baixou, sem aceleração, um PDF de uma página web criada com Microsoft SharePoint em 26 segundos. Com a aceleração, o primeiro download foi feito em 11 segundos e os outros, em cerca de 1 segundo.

No caso dos vídeos, o teste consistiu na exibição, em janelas diferentes, de vídeos streaming da rede britânica BBC, disparados com um intervalo de poucos segundos. Por meio do recurso  de stream-splitting, a segunda exibição aproveitou-se da primeira, oferecendo um ganho de desempenho (informado pelo sistema) de 79%.

Abarca destacou que essa tecnologia pode aumentar o desempenho de aplicações baseadas em cloud e reduzir os custos com largura de banda nas empresas. "Quando enfrentam problemas com largura de banda, geralmente as empresas pensam em comprar mais banda, mas nosso produto mostra que há outras soluções", diz.

O CloudCaching Engine é vendido de acordo com o número de usuários da empresa e da largura de banda, informa a Blue Coat. Os preços são fornecidos com base nos perfis dos clientes.
 
 
 
 
Fonte: Idgnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar