DELL ABRE DATA CENTER PARA CLOUD COMPUTING NA CHINA
7/7/2011
A fabricante de computadores Dell abriu um data center em Xangai nesta semana para hospedar nuvens públicas e privadas de clientes e fornecer a eles aplicativos e serviços de armazenamento, afirmou hoje (6/7) a companhia.
O data center é o primeiro da organização do tipo na região Ásia-Pacífico e Japão, disse a empresa. Pesquisa e desenvolvimento de arquiteturas de referência para os serviços relacionados ao armazenamento em nuvem e dados entre os sistemas também serão tarefas realizados no local.
No início deste ano, a Dell sinalizou que investiria 1 bilhão de dólares nos próximos três anos para reforçar a oferta de nuvem, serviços e armazenamento de dados. A companhia disse que parte do dinheiro seria destinado para a abertura de vários data centers em todo o mundo e para estabelecer facilidades para iniciar o trabalho de pesquisa em tecnologias como cloud computing e virtualização.
Em junho, a organização iniciou a operação de um data center voltado para cloud computing na Irlanda e possui espaços semelhantes em Cingapura, Frankfurt, Washington, Chicago e Austin, no Texas. A empresa afirmou, por meio do blog oficial, que planeja ainda abrir data centers em Paris e Tóquio em poucos meses, e em Sydney, Nova York e São Paulo na segunda metade do ano.
A Dell está reforçando seu portfólio de hospedagem de serviços em nuvem e também oferecendo aos clientes em potencial uma oportunidade para avaliar os modelos de cloud computing da companhia, afirma Charles King, analista principal da consultoria Pund-IT.
A organização tem construído um amplo portfólio de software e hardware para se tornar uma empresa competitiva como provedora de serviços. Para isso, adquiriu 11 companhias nos últimos dois anos e quer comprar outras com o objetivo de construir sua própria propriedade intelectual e carteira de produtos.
"O mercado de serviço de hospedagem é relativamente conhecido. Não só incluem fornecedores de TI como IBM, Dell e HP, mas também os prestadores de serviços tradicionais e especialistas", avalia King.
A Dell afirmou que os data centers que está construindo vão prestar serviços de desktop virtual para centralizar e proteger os dados das organizações.
De acordo com King, os data centers incluem ambientes de TI em que os clientes potenciais e os desenvolvedores podem usar para executar cargas de trabalho de teste. ?É uma espécie de try-before-you-buy, equivalente a um test drive de um carro", compara.
A Dell já atua mercado chinês há mais de uma década e agora está tentando expandir os negócios no país, avalia King. O mercado chinês cresce a um ritmo mais rápido em comparação com outros.
?Dada a importância que Xangai possui na indústria de TI, trata-se de uma boa forma de mostrar a continuação do trabalho que a Dell tem feito há anos no país?, afirma King. A companhia já conta com escritórios em Xangai, incluindo um centro de design de produto.
A empresa informou que vai contratar funcionários para as novas instalações, mas não forneceu números.
Fonte: Computerworld
Indique esta notícia 
Início Notícias | Voltar
|
|