Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DELL ABRE DATA CENTER PARA CLOUD COMPUTING NA CHINA

07/07/2011

A fabricante de computadores Dell abriu um data center em Xangai nesta semana para hospedar nuvens públicas e privadas de clientes e fornecer a eles aplicativos e serviços de armazenamento, afirmou hoje (6/7) a companhia.

O data center é o primeiro da organização do tipo na região Ásia-Pacífico e Japão, disse a empresa. Pesquisa e desenvolvimento de arquiteturas de referência para os serviços relacionados ao armazenamento em nuvem e dados entre os sistemas também serão tarefas realizados no local.

No início deste ano, a Dell sinalizou que investiria 1 bilhão de dólares nos próximos três anos para reforçar a oferta de nuvem, serviços e armazenamento de dados. A companhia disse que parte do dinheiro seria destinado para a abertura de vários data centers em todo o mundo e para estabelecer facilidades para iniciar o trabalho de pesquisa em tecnologias como cloud computing e virtualização.

Em junho, a organização iniciou a operação de um data center voltado para cloud computing na Irlanda e possui espaços semelhantes em Cingapura, Frankfurt, Washington, Chicago e Austin, no Texas. A empresa afirmou, por meio do blog oficial, que planeja ainda abrir data centers em Paris e Tóquio em poucos meses, e em Sydney, Nova York e São Paulo na segunda metade do ano.

A Dell está reforçando seu portfólio de hospedagem de serviços em nuvem e também oferecendo aos clientes em potencial uma oportunidade para avaliar os modelos de cloud computing da companhia, afirma Charles King, analista principal da consultoria Pund-IT.

A organização tem construído um amplo portfólio de software e hardware para se tornar uma empresa competitiva como provedora de serviços. Para isso, adquiriu 11 companhias nos últimos dois anos e quer comprar outras com o objetivo de construir sua própria propriedade intelectual e carteira de produtos.

"O mercado de serviço de hospedagem é relativamente conhecido. Não só incluem fornecedores de TI como IBM, Dell e HP, mas também os prestadores de serviços tradicionais e especialistas", avalia King.

A Dell afirmou que os data centers que está construindo vão prestar serviços de desktop virtual para centralizar e proteger os dados das organizações.

De acordo com King, os data centers incluem ambientes de TI em que os clientes potenciais e os desenvolvedores podem usar para executar cargas de trabalho de teste. ?É uma espécie de try-before-you-buy, equivalente a um test drive de um carro", compara.

A Dell já atua mercado chinês há mais de uma década e agora está tentando expandir os negócios no país, avalia King. O mercado chinês cresce a um ritmo mais rápido em comparação com outros.

?Dada a importância que Xangai possui na indústria de TI, trata-se de uma boa forma de mostrar a continuação do trabalho que a Dell tem feito há anos no país?, afirma King. A companhia já conta com escritórios em Xangai, incluindo um centro de design de produto.

A empresa informou que vai contratar funcionários para as novas instalações, mas não forneceu números.
 
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar