Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SPAMS CAEM 82,2% EM UM ANO, MAS SUPERBUG AMEAÇA USUÁRIOS

05/07/2011

A quantidade de spams disparados no mundo caiu 82,2% em um ano, segundo pesquisa da Symantec. Em junho de 2010, 225 bilhões de e-mails indesejados eram enviados por dia. Em 2011, o número caiu para 40 bilhões.

O motivo para a queda, segundo especialistas de segurança, foi a ajuda dos provedores de internet. O gráfico abaixo mostra uma queda acentuada a partir do desligamento da rede de spam "Rustock", responsável por 40% dos e-mails indesejados da web. A rede foi temporariamente desligada em dezembro, voltou e, em março, foi desativada definitivamente.



Essa é a parte boa da notícia.

A ruim é que, no lugar de spam, um novo superbug chamado TDL-4 está se espalhando, segundo o site Mashable, e ele é capaz de remover todos os malwares do seu PC e substituí-los por dezenas de vírus mais perigosos. Há quem diga que o TDL-4 já infectou 4,5 milhões de computadores pelo mundo, e que ele usa um tipo de criptografia que dificulta a análise por parte de especialistas. Esse bug está sendo usado em e-mails falsos para realização de fraudes bancárias e roubo de senhas.

Não há informações da origem do bug. Por enquanto, o melhor a fazer é o de sempre: evitar e-mails suspeitos e contar com a caixa de spam do seu serviço para não ter contato com essas mensagens indesejadas.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar