Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISA SUGERE QUE SMS DE INCENTIVO DOBRA CHANCE DE LARGAR O CIGARRO

01/07/2011

Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha sugere que mensagens de celular incentivando os fumantes a largar o cigarro podem dobrar as chances dos usuários que querem deixar o vício.

No estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine, divulgado pela publicação científicaThe Lancet, 2.915 fumantes receberam cinco mensagens diárias por cinco semanas. Depois, foram mais três mensagens semanais até o fim da pesquisa, que durou seis meses.

Os resultados mostraram que 10,7% dos voluntários deixaram de fumar após receber mensagens como ?hoje é o dia de deixar o vício para sempre?. O índice é mais que o dobro do de fumantes que também tentavam largar o cigarro (4,9%), mas não receberam os SMS.

No total, 5,8 mil fumantes da Grã-Bretanha participaram do estudo, incluindo os que não foram incentivados a largar o cigarro por meio dos torpedos.

Modelo mundial
A pesquisadora Carolina Free, que liderou a campanhatxt2stop, alvo da pesquisa, diz que as mensagens ?ajudam as pessoas a resistir a tentação de fumar?.

?As pessoas descreveram otxt2stop como um amigo que as encoraja ou um anjo nos seus ombros?, diz a pesquisadora.

Já os pesquisadores Derrick Bennett e Jonathan Emberson, da Universidade de Oxford, que também participaram do estudo, disseram que o experimento deve ser testado em outros países.

Segundo eles, as lições aprendidas notxt2stop podem ?não apenas representar uma nova abordagem para combater o problema em países com renda elevada e média, mas também ser um útil ponto de partida para implementar mudanças comportamentais em locais mais pobres?.

O uso da mesma técnica em outras campanhas para mudanças de hábitos, não apenas em relação ao cigarro, também não foi descartado.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que cerca de seis milhões de pessoas morrem a cada ano vítima do tabagismo, sobretudo em países pobres e em desenvolvimento.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar