Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MONITORAMENTO REDUZIRÁ TEMPO DE ESPERA DE NAVIOS NOS PORTOS

01/07/2011

 

A Secretaria de Portos do Brasil (SEP) selecionou a Unisys para prover serviços de consultoria para o projeto de Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Navios (em inglês, conhecido pela sigla VTMS ? Vessel Traffic Management System), que irá ajudar os portos a monitorar de maneira mais eficiente o tráfego hidroviário, rastreando a chegada, saída e locomoção de navios no Brasil.

O projeto irá tratar de problemas tais como o congestionamento de navios nos portos brasileiros e dificuldades relacionadas à entrada e saída de embarcações e cargas pelo mar. O projeto VTMS faz parte do programa ?Porto Sem Papel? criado pela SEP em abril de 2010 para reduzir a burocracia dos procedimentos portuários, melhorar o intercâmbio de informações no setor e aprimorar a eficiência das operações dos navios.

Em janeiro de 2011, a Unisys finalizou os trabalhos do projeto Carga Inteligente ? a primeira fase do ?Porto Sem Papel? que oferecerá monitoramento da carga e irá melhorar a segurança do transporte de cagas que entram e saem do Brasil. Com este novo contrato com o projeto VTMS, a Unisys ajudará a SEP a estabelecer procedimentos para reduzir o tempo de espera dos navios que estão localizados fora dos portos; integrar os departamentos responsáveis pelo monitoramento dos navios, facilitar a troca de informações e levar a uma navegação segura; e proteger a vida e o ambiente marinhos nas áreas onde há uma intensa movimentação de navios. 

O projeto está sendo patrocinado pela Agência dos Estados Unidos para Comércio e Desenvolvimento (USTDA) com o intuito de estreitar as relações comerciais com o Brasil.

Durante o projeto, a Unisys analisará as operações, documentações, fluxos de informações e negócios de portos e navios; desenvolverá uma solução para o quadro geral de VTMS utilizando as melhores práticas do mercado, procedimentos e tecnologias.

Os primeiros portos contemplados nesse novo projeto serão os portos do Rio de Janeiro (RJ), Itaguaí (RJ), Salvador (BA) e Rio Grande (RS). O projeto será apresentado pela Unisys, USTDA e SEP no dia 30 de junho em Brasília e deve ser concluído em março de 2012.

Porto Sem Papel

O programa ?Porto Sem Papel? é dividido em vários módulos, entre eles o VTMS (para rastreamento de navios) e Carga Inteligente (monitoramento de cargas). O programa também ajuda a tratar de temais tais como comércio ilícito, crimes e terrorismo.

O programa foi desenvolvido de modo a criar um Portal de Informações Portuárias, integrando em apenas um banco de dados as informações de interesse dos agentes de navegação e dos órgãos públicos que acompanham e controlam as embarcações nos portos marítimos do País.

A Unisys traz para o projeto anos de experiência com tecnologias seguras, monitorando e rastreando cargas em todo o mundo.
 
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar