Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VOLUME DE DADOS MAIS QUE DOBRA A CADA DOIS ANOS

29/06/2011

O volume de dados está mais do que dobrando a cada dois anos e deve atingir 1,8 zettabyte (1,8 trilhão de gigabytes) em 2011, superando a Lei de Moore que previa que o poder de processamento dos computadores dobraria a cada 24 meses. A aceleração do ritmo de crescimento das informações no mundo foi apontada pelo estudo Universo Digital, ?Extraindo valor do caos,? elaborado pela IDC, a pedido da EMC Corporation.

Em sua quinta edição, o estudo Universo Digital mostra também as implicações relacionadas ao Big Data, termo utilizado para descrever o grande número de dados gerados pelas empresas. A pesquisa apurou que o investimento corporativo no universo digital aumentou 50%, para 4 trilhões de dólares, desde 2005.

Segundo a IDC até 2020, os departamentos de TI das companhias vão se deparar com um número de servidores 10 vezes maior e com uma quantidade de informações que irá se multiplicar por 50. Além disso, o numero de arquivos ou containers que encapsulam as informações serão 75 vezes maior, sob a forma de sistemas embarcados, tais como sensores em roupas, pontes ou dispositivos médicos.

Outra conclusão da pesquisa é a expansão da computação em nuvem. Até 2015, segundo estimativa da IDC, os fornecedores de serviços de computação em nuvem vão lidar com quase 20% da informação.




Fonte: CIO

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar