Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOVERNO QUER AJUDA DE HACKERS PARA COMBATER ATAQUES

28/06/2011

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira, (27/6), que pretende aproveitar a inteligência de "hackers do bem" para projetos do governo. Ele reconheceu que as invasões de sites de órgãos públicos ocorridas na semana passada indicam a necessidade de investimentos em segurança.

?Os danos dos ataques foram pequenos, mas é uma experiência importante para mostrar que precisamos investir?, afirmou, após almoço com cerca de 300 empresários na capital paulista.

Segundo Mercadante, as Forças Armadas e a Polícia Federal já estão montando equipes para combater ataques cibernéticos. Essa estrutura, disse ele, deverá proteger tanto o Estado como a sociedade.

Leia mais notícias de Segurança

O ministro informou os sites do governo sofreram ataques de crackers e não de hackers. ?Eles [os crackers] fazem este tipo de ataque. Às vezes, por uma mensagem política; às vezes, pelo desafio.? Já os hackers, definiu o ministro, são ?jovens talentosos e criativos?, que usam sua habilidade com os computadores para melhorar o acesso a informações e à internet.

Mercadante revelou, inclusive, que quer alguns hackers trabalhando no governo, ajudando a organizar as páginas de internet dos ministérios e melhorando a transparência.

?Eu quero convidá-los para um hacker´s day [dia dos hackers]", afirmou. ?Nós estamos fazendo alguns novos portais de ministérios. Queria apresentar para que eles opinem, discutam e critiquem.?

O ministro afirmou também que os crimes praticados pela internet precisam ser punidos. Contudo, a liberdade dos internautas deve ser preservada. ?A internet é o que é porque ela é livre?, disse. ?A pretexto da segurança, nós não podemos acabar com a liberdade.?
 
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar