Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SOFTWARE LIVRE TEM PARTICIPAÇÃO DE APENAS 3%, REVELA ABES

28/06/2011

Pela primeira vez a pesquisa ?Mercado Brasileiro de Software ? Panorama e Tendências?, da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), apurou a participação do software livre. A edição, que trás números do setor de software em 2010, mostrou que o software livre teve peso de apenas 2,95% sobre o mercado total, equivalente a 500 milhões de reais.

Para a ABES, os dados são mais um argumento à posição crítica da entidade em relação ao apoio da gestão pública, em especial do governo federal, ao software livre. "A pesquisa confirma o que os empresários têm alertado ao governo há anos sem serem ouvidos: o modelo de software livre não produz inovação, demanda mais mão de obra, remunera menos toda a cadeia produtiva, não é autosustentável e seria praticamente inexistente em PIB sem o governo como seu protagonista. Não entendemos a quem interessa insistir em mais uma década com uma estratégia que não tem resultados macroeconômicos relevantes, consome recursos milionários?, afirma o presidente da entidade, Gérson Schmitt.

O executivo ainda argumenta que a politica de apoio ao software livre leva o País a doar conhecimento ?estratégico, bancado por dinheiro público," a empresas multinacionais concorrentes. ?Mais de 50% dos downloads do portal do software público é realizado por empresas estrangeiras, mostrando que gera conhecimento para as empresas privadas de fora?, argumenta. Segundo ele, o acesso a software livre oferece uma vantagem competitiva para as companhias estrangeiras, facilitando sua entrada no País, na medida que adquirem, gratuitamente, conhecimento sobre as especificidades do mercado brasieiro.

Ele ainda lembrou que o setor público é um grande demandante de software, responsável por cerca de 60% da receita do setor de software livre. ?Se tirar o governo, esse mercado inexiste.? Para Schmitt, os números mostram que a política é insustentável.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar