Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UCRÂNIA DESMANTELA ESQUEMA DE ROUBO DE SENHAS DE INTERNET BANKING

24/06/2011

O serviço estatal de segurança da Ucrânia afirmou nesta quinta-feira (23/6) ter desmantelado um esquema de cibercrimes que, por meio do worm Conflicker, teria causado prejuízos de mais de 72 milhões de dólares ao setor financeiro.

Segundo as acusações, os hackers usaram o Conflicker ? um worm de alta disseminação lançado em 2008 ? para espalhar software antivírus, de acordo com um comunicado da SBU, sigla do serviço de segurança ucraniano. O software antivírus, no entanto, trazia malware que coletava informações de acesso a serviços de Internet Banking.

A SBU afirmou ter conduzido 19 operações de busca e apreensão em sincronia com agências de segurança de outros países. A polícia da Letônia prendeu duas pessoas e mais de 40 contas bancárias foram congeladas na Letônia e no Chipre.

O FBI (polícia federal americana) também participou das investigações, ao lado de agências do Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, Chipre, Letônia e mais dois países cujos nomes não foram informados, segundo o comunicado. Trinta servidores foram apreendidos fora da Ucrânia.

As autoridades ucranianas interrogaram 16 pessoas e também apreenderam equipamentos, documentos e dinheiro.

O Conflicker, que também é conhecido por ?Downandup?, tem sido um dos maiores problemas de segurança de computação dos últimos anos. Ele aproveitou-se de uma vulnerabilidade de software da Microsoft e infectou, segundo estimativas, de 3 milhões a 12 milhões de PCs, formando uma botnet impressionante.

O problema chegou a tal ponto que um grupo de empresas e organizações decidiu formar, em 2008, um grupo de trabalho para pesquisar o malware e descobrir formas de bloqueá-lo. Em fevereiro de 2009, a Microsoft ofereceu uma recompensa de 250 mil dólares por informações que levassem à condenação da pessoa ou do grupo que escreveu o Conflicker.
 
 
 
 
Fonte: IdGnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar