SISTEMA DA JUSTIÇA VAI UNIFICAR PROCESSOS ELETRÔNICOS NO PAÍS
6/23/2011
O Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema destinado a integrar dados e a unificar a tramitação de processos em todo o Brasil, foi apresentado nesta quarta-feira (22/6) aos presidentes de tribunais do País. O sistema foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de acelerar os processos.
O presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, considerou que o PJe ?é um marco? na colaboração entre os tribunais e para o Judiciário. ?Não estamos fazendo a mera informatização?, disse ele.
O PJe é um projeto de automação do Judiciário que tem o objetivo de eliminar inúmeras tarefas processuais que hoje são feitas manualmente. Estima-se que 70% do tempo do processo judicial são gastos nessas tarefas.
A expectativa é que com a implantação do PJe haja redução significativa no tempo de tramitação do processo na Justiça, o que beneficiará a sociedade em geral, comentou o conselheiro Felipe Locke Cavalcanti.
?O sistema simplifica em muito o andamento processual?, explicou Cavalcante. Para o conselheiro Walter Nunes da Silva Jr, não há dúvida de que a morosidade da Justiça vai diminuir com a implantação do sistema. Como os processos chegarão com maior rapidez às mãos dos magistrados, talvez seja preciso aumentar o número de magistrados, considerou.
Peluso informou que 50 tribunais já aderiram ao PJe. E fez um apelo para que implantem logo o sistema ? o que leva em torno de três meses ? e apontem eventuais necessidades de correção e adaptação. Ele ressaltou que a manifestação dos tribunais é importante para o aperfeiçoamento do sistema, que é ?uma revolução que certamente mudará o perfil do Judiciário?.
Fonte: Computerworld
Indique esta notícia 
Início Notícias | Voltar
|
|