Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

AÇÕES DE SITE DE MÚSICA DISPARAM NA BOLSA AMERICANA EM ESTREIA

16/06/2011

As ações do site norte-americano de rádio online Pandora chegaram a subir 48% na estreia nesta quarta-feira, com investidores dando pouca importância para temores de que a companhia possa talvez nunca chegar ao lucro.

As ações da companhia abriram a US$ 20 nesta quarta-feira, resultando em um valor de mercado de US$ 3,2 bilhões para a empresa, e mais tarde chegaram à cotação de até US$ 23,75. Às 15h53 (horário de Brasília), a ação era cotada a US$ 18,13, subindo 13,25%.

A companhia está sendo negociada a um valor cerca de 21 vezes maior que a receita em 2010, bem acima do valor grandes companhias da internet, como Google e Amazon.

"Acredito que esteja altamente supervalorizado", disse Anupam Palit, analista da GreenCrest Capital. "É uma boa companhia, mas o que vemos agora é uma incrível demanda do investidor por IPOs [oferta pública inicial de ações] de empresas de internet e muitos dólares indo atrás de pouca substância."

A oferta de ações da Pandora segue operações de outras companhias de internet no mercado de ações, como o site de relacionamento profissional LinkedIn e do site de compras coletivas Groupon, que registrou pedido para abertura de capital neste mês.

Empreendimentos das chamadas mídias sociais online tem chamado a atenção de investidores, que estão antecipando a estreia de companhias como Facebook e Twitter na bolsa de valores, apesar dos reveses como o da Ally Financial, que decidiu atrasar seu IPO estimado em US$ 6 bilhões devido às condições de mercado.

Por outro lado, o LinkedIn ainda está sendo negociado com valores acima de seu preço de IPO, embora abaixo do pico atingido.

"Ainda é cedo para chamar isso de bolha", disse Palit, da GreenCrest. "Em 12 a 18 meses, quando tivermos novas transações, como o IPO da Groupon, Zynga e Facebook, então saberemos mais."

A Pandora, que tem uma década de existência, tem um serviço online de recomendação de música aos ouvintes baseado nas avaliações de usuários.

Com 90 milhões de usuários registrados nos EUA, a companhia gera receita principalmente com publicidade e ainda precisa pagar royalties pelas músicas. Até o momento, o custo de manutenção do serviço é maior do que o crescimento da receita.

A companhia informou ter registrado "significativos prejuízos operacionais" na última década que totalizaram US$ 92,1 milhões até o fim de abril deste ano, de acordo com o prospecto do IPO enviado às autoridades do regulatórias do mercado de ações norte-americano.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar