Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

IOS 5 E ICLOUD IRÃO DERRUBAR RIM NO MERCADO CORPORATIVO

08/06/2011

A Apple abriu as cortinas durante a WWDC (Worldwide Developers Conference, que começou em 6/5) para apresentar os recursos do iOS 5, nova versão do sistema operacional móvel da empresa, e o iCloud, novo serviço que reúne diversas ferramentas da nuvem. Se esses dois chegarem no prazo previsto (entre setembro e dezembro deste ano), o iOS 5 e o iCloud irão mudar a computação móvel e substituir a RIM como plataforma corporativa padrão.

O que há de tão especial nisso? Os usuários já fazem muito mais em seus smartphones e tablets em movimento do que sentados em suas cadeiras, e tanto o iPhone quanto o iPad já alcançaram muitas pessoas e departamentos corporativos, contudo ainda existe a sensação de que se está ?nadando contra a corrente?. Os updates anunciados nesta segunda-feira para o iOS 5 as novas ferramentas do iCloud mudam essa perspectiva, e pode fazer do iOS a plataforma ideal para o mundo dos negócios.

iOS 5
Essas adições no iOS 5 são um salto gigantesco em termos de produtividade.  Há muitas mudanças e novas ferramentas para ajudar nisso, porém há algumas novidades importantes que irão fazer com que os usuários trabalharem de maneira mais eficiente e eficaz:

iMessage
Proporciona um mecanismo mais seguro e mais funcional para mensagens de texto ? parecido com um serviço de mensagens instantâneas. Os colegas de trabalho poderão se comunicar entre si, incluindo mensagens em grupo para equipes ou departamentos. Será possível rastrear esse conteúdo, ver quando a pessoa do outro lado está digitando ou continuar a conversa em outro aparelho.

Notificações
O novo Notification Center deixa as notificações mais fáceis de serem exibidas e gerenciadas. Lembretes novos são menos intrusivos e não atrapalham a produtividade. Para chegar ao Centro de Notificações o usuário só precisa baixar um painel no topo da tela, independente do app que estiver utilizando.

Navegador melhorado

O novo Safari no iOS 5 terá navegação por abas, o que irá torna mais simples o acesso a múltiplos sites ao mesmo tempo. Ele também inclui um novo recurso chamado Reading List, que permite ao usuário salvar páginas ou notícias de sites ? parecido com o que o Read It Later faz.

Mail
O e-mail também foi recauchutado nessa nova versão do sistema operacional. Será possível utilizar negrito, itálico e sublinhado, fazer sinalização de mensagens, entre outros. O e-mail no iOS 5 também terá um recurso de busca no corpo do texto.

Era pós-PC
Com o iOS 5, esse momento realmente começa a acontecer. Os dispositivos iOS poderão ser atualizados e receber as novidades do sistema operacional a ajuda de cabos, ou seja, tirando o PC como parte do processo. E o cordão umbilical é rompido também em relação à sincronização, que é feita via wireless, a partir de uma conexão Wi-Fi entre o computador e o aparelho.

iCloud
Há poucas novidades do iOS 5 que mudam a maneira de se trabalhar utilizando um iPhone ou iPad. É o com o iCloud que as coisas tornam-me mais profundas.

Manter arquivos, e-mails, contatos e calendários em sincronia com dispositivos móveis é uma dor de cabeça. Se um compromisso é atualizado no iPhone, o usuário tinha que sincronizar o celular com computador e, em seguida, fazer o mesmo com o iPad para ter acesso às mesmas informações em ambos os aparelhos. Caso você utilize Linux, não há um cliente de iTunes nativo e sincronizar o iPhone com os dados com computador é um desafio monumental.

O iCloud muda tudo isso: ele sincroniza seus contatos, calendários e e-mails em todos os dispositivos do usuário e com o PC (o Linux permanece esquecido por enquanto), além de fazer um backup de todos os dados e aplicativos dos aparelhos.

Claro que tudo isso é baseado no que foi anunciado pela Apple, e precisaremos esperar para ver como as coisas vão funcionar na vida real. Essa  é a mesma empresa que disse que o MobileMe seria revolucionário, e não deu tão certo assim. Há diversas questões de segurança que devem ser consideradas, pois dados confidenciais estarão voando por aí. Entretanto, a combinação de recursos novos e outros melhorados do iOS 5 e os backups e sincronizações automáticos do iCloud podem transformar o iOS num titã do mundo corporativo em relação à produtividade móvel.

 
 
Fonte: MacWorldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar